Organização do VI Festival Literário da Madeira quer trazer um Prémio Nobel à região

por Lusa

Funchal, Madeira, 21 out (Lusa) -- O VI Festival Literário da Madeira, que se realiza nos dias 11 a 16 de abril, vai ter como palco o Teatro Baltazar Dias e, como objetivo principal, a presença de um galardoado com um Prémio Nobel.

"Queremos dar um passo em frente", declarou o presidente da Câmara Municipal do Funchal, no âmbito da assinatura de um protocolo de colaboração, celebrado entre a autarquia e a Euthalia Editora, responsável pela organização da iniciativa.

o presidente da Câmara do Funchal, Paulo Cafôfo, disse que há a "intenção de trazer um Prémio Nobel" ao festival, mas admitiu que "não é fácil".

O autarca sublinhou que este evento de caráter cultural já "não precisa de provar nada dentro do panorama cultural, nacional e regional", porque se afirmou nas cinco edições anteriores, por uma "notória qualidade".

"A responsabilidade da câmara é contribuir para esta evolução, projetando a cidade do Funchal dentro das artes", sustentou o responsável autárquico.

Na opinião de Paulo Cafôfo, "a cultura tem custos, mas tem de começar a ser vista como investimento", e considerou que a sexta edição do festival, que decorre subordinada ao tema "Entre a Falsidade e a Verdade e Ficção Literária", será "mais um investimento que extravasa a cidade e o próprio país".

O município do Funchal vai apoiar o evento com dez mil euros e facultar meios logísticos, que, segundo o responsável da organização, Francesco Valentini, vai custar perto de 170 mil euros.

O responsável também mencionou que estão a ser feitos esforços para "tentar trazer aqui [ao Funchal] finalmente um Prémio Nobel da Literatura", corroborando que "não será uma tarefa fácil", pois "há muita concorrência".

Francesco Valentini não quis avançar detalhes sobre os escritores convidados, adiantando que o figurino é "uma estrutura complexa que não será muito diferente das edições anteriores" e que "o plantel será de grande riqueza, autoridade e qualificação".

O responsável mencionou que um dos objetivos é aumentar a participação do público, numa ligação com os autores, tornando o festival "mais participativo e acessível".

Nas edições anteriores, o FLM propôs uma programação diversificada com conversas, conferências, noites de espetáculos, manifestações artísticas e visitas a escolas.

Na edição deste ano haverá o "Festival nas Escolas" e uma Conferência na Universidade da Madeira, estando previsto o lançamento do "Festivalinho Literário Infantil", que visa iniciar os mais jovens na literatura.

Segundo a organização, na última edição realizada, mais de 7.500 as pessoas passaram pelo Teatro Municipal Baltazar Dias, pela Universidade da Madeira e várias escolas da ilha, para assistiram a debates, encontros, espetáculos, sessões de autógrafos e muitos outros momentos proporcionados pelo festival.

O programa contou com cerca de uma centena de participantes entre escritores, ilustradores, editores, músicos e bailarinos.

Tópicos
pub