Orquestra XXI:Tocar Shakespeare e fazer magia em quatro noites de verão

por João Fernando Ramos

A assinalar os 400 anos da morte de William Shakespeare, a Orquestra XXI volta a reunir-se em Portugal.
É a sétima digressão, centrada no "Sonho de Uma Noite de Verão", que tem Ricardo Pereira como narrador.
"Fazemos uma encenação que usa a magia das fadas de Shakespeare, num projeto que junta um coro exclusivamente feminino à minha voz", afirma o ator.

A Orquestra XXI reúne músicos portugueses residentes no estrangeiro, alarga-se também a cantores, com a criação de um coro de câmara formado por portuguesas a residir fora do país.

O maestro Dinis Sousa explica que a orquestra e isso mesmo "a reunião dos artistas portugueses que estão lá fora a estudar ou a trabalhar. É um ponto de encontro de quem faz parte da Diáspora. Gente que trás de volta ao país a sua experiência e as suas vivências".

A 1 de Setembro "Sonho de uma noite de verão" está em Braga, no Theatro Circo. No dia seguinte o espetáculo chega à Casa da Música no Porto. A Orquestra XXI ruma depois a sul. Dia 3 de setembro o cenário é o Convento de S. Francisco em Coimbra, a 4 o palco da Fundação Calouste Gulbenkian.

No Jornal 2 Ricardo Pereira e Dinis Sousa prometem um espetáculo "muito rico e original", carregado de magia para assinalar o quatro centenário da morte de William Shakespeare.
pub