"Painéis de São Vicente" e "Tentações de Santo Antão" inspiram série filatélica

por Lusa

Redação, 27 mai (Lusa) - O políptico "Painéis de São Vicente", de Nuno Gonçalves, e o tríptico "Tentações de Santo Antão", de Hieronymus Bosch, serão representados numa nova emissão filatélica, que começa a circular na próxima segunda-feira, foi hoje divulgado.

Em comunicado, os CTT-Correios de Portugal afirmam que com, esta série, se "pretende homenagear alguns dos Tesouros dos Museus Portugueses".

Com esta emissão, os CTT "prosseguem os objetivos de divulgação da riqueza dos costumes e da herança arquitetónica e cultural portuguesa, fixando-a em selos".

A emissão filatélica é composta por dois selos com o valor facial de 0,80 euros e uma tiragem de 115.000 exemplares cada, e ainda dois blocos, cada um com um selo, com o valor de 1,80 euros e uma tiragem de 40.000 exemplares, cada.

Os selos têm o formato de 80X30,6 milímetros e os blocos 125X90 milímetros. O design é de autoria do Atelier B2, que assinou também o design da obra "Do mar oceano ao mar português", coordenado pelo oceanográfico Mário Ruivo, editada pelos CTT em dezembro último.

O bloco e o selo ilustram os seis "Painéis de São Vicente", datados de 1450, que apresentam 58 personagens em torno da dupla figuração de São Vicente, "numa solene e monumental assembleia, representativa da Corte e de vários estratos da sociedade portuguesa da época, em ato de veneração ao patrono e inspirador da expansão militar quatrocentista no Magrebe".

A interpretação desta obra, segundo a mesma fonte, permanece "problemático", assim como o pleno entendimento da sua intenção e do seu significado, mas acredita-se que o autor é o pintor da corte do rei D. Afonso V, Nuno Gonçalves, e que esta criação "deve estar associada a uma dupla função votiva e evocativa dos triunfos guerreiros da dinastia de Avis, no norte de África".

No outro selo e bloco desta emissão, estão representadas as "Tentações de Santo Antão", obra datada de 1506, do neerlandês Bosch, cujo quinto centenário da morte é assinalado este ano.

"Neste tríptico encontra-se a mais recorrente temática de Bosch: a tentação e a solidão do homem justo, perante o mal e o diabólico, que, representado por monstros e seres híbridos, domina o mundo terreno", lê-se no mesmo comunicado.

Segundo informação dos CTT, as obliterações de primeiro dia serão feitas nas lojas Restauradores, em Lisboa, Município, no Porto, Zarco, no Funchal e Antero de Quental, em Ponta Delgada.

Tópicos
pub