Promotora do concerto dos AC/DC em Portugal aceita devolver preço dos bilhetes

por Lusa

A promotora Everything is New revelou hoje que devolverá o preço dos bilhetes do concerto dos AC/DC, agendado para 07 de maio em Algés, a quem fizer um pedido entre esta sexta-feira e o dia 26.

Na página oficial no Facebook, a promotora anunciou que decidiu fixar um período de devolução do preço dos bilhetes "entre as 10:00 do próximo dia 22 de abril (sexta-feira) e as 19:00 do dia 26 de abril (terça-feira), nos respetivos locais de aquisição".

O concerto em Portugal está esgotado há várias semanas, pelo que a promotora sublinha que "os bilhetes devolvidos serão disponibilizados, de imediato, para venda".

A promotora tomou a decisão depois de o grupo australiano ter anunciado no domingo que a digressão europeia, que começa a 07 de maio no Passeio Marítimo de Algés, contará com Axl Rose no lugar do vocalista Brian Johnson, que teve que abandonar os palcos por razões de saúde.

A mudança na banda motivou várias queixas dos espetadores portugueses nas redes sociais e na Associação Portuguesa de Defesa do Consumidor (DECO), exigindo devolução de bilhetes.

Na quarta-feira, a DECO tinha defendido, em comunicado, que a promotora do concerto devia devolver o preço dos bilhetes aos espectadores que se sentirem "defraudados nas expectativas".

De acordo com a legislação de 2014 sobre o funcionamento dos espectáculos de natureza artística, o promotor só está obrigado a restituir o valor do bilhete quando não se realiza o espectáculo no local, data e hora marcados, quando há uma substituição do programa ou dos artistas principais ou quando há uma interrupção do espectáculo.

Em comunicado, a DECO afirma que a substituição de Brian Johnson por Axl Rose "é uma mudança de circunstâncias que defrauda as expectativas dos fãs. (...) A troca de um desses elementos, neste caso, o vocalista, representa uma mudança de circunstâncias importante".

O músico Brian Johnson sofre de graves problemas de audição e, por recomendação médica, teve que abandonar a realização de concertos. O grupo acabou por convidar Axl Rose para o substituir na próxima digressão.

Na terça-feira, já depois de a banda ter anunciado de Axl Rose como vocalista convidado, Brian Johnson emitiu uma declaração na qual manifesta a desilusão por ter sido obrigado a tomar a decisão de abandonar os palcos e por desapontar os fãs.

"Quero assegurar aos nossos fãs que não me vou reformar. Os médicos disseram-me que eu posso continuar a gravar em estúdio e é isso que tenciono fazer. De momento, quero concentrar-me nos tratamentos médicos para melhorar a audição", afirmou o músico de 68 anos.

Tópicos
pub