Adega de Cantanhede fechou 2015 com volume de negócios acima dos cinco milhões

por Lusa

Cantanhede, Coimbra, 21 jan (Lusa) - A Adega de Cantanhede anunciou hoje que fechou o ano de 2015 com um volume de negócios acima dos cinco milhões de euros, tendo entrado no top 100 dos melhores produtores de vinhos mundiais.

Em nota de imprensa enviada à agência Lusa, a Adega de Cantanhede afirma que "o percurso percorrido pelos seus vinhos e o reconhecimento internacional que vem alcançando" resultou na inclusão no Top 100 dos Melhores Produtores de Vinhos a nível Mundial em 2015, ranking da responsabilidade de uma associação que congrega a nível mundial jornalistas e escritores do setor vitivinícola (WAWWJ).

A Adega de Cantanhede é uma das sete sociedades vitivinícolas nacionais a integrarem aquela lista, na 95.ª posição, liderada pela também portuguesa Sogrape. Outro ranking da WAWWJ coloca Portugal, em 2015, no 6.º lugar entre 62 países produtores de vinhos (atrás dos EUA, que lidera, França, Espanha, Itália e Austrália), com um total de 2.032 prémios em 22 concursos e dois vinhos do ano entre os 100 melhores.

Assumindo-se como o maior produtor de vinhos da região da Bairrada e líder de mercado nas vendas de vinhos Denominação de Origem Controlada (DOC) Bairrada e Indicação Geográfica Beira Atlântico, a sociedade de Cantanhede sustenta que 2015 foi um ano de reforço na promoção dos vinhos da Bairrada, quer a nível nacional quer internacional, "não só pela presença dos seus vinhos nos principais canais de distribuição nacionais, mas também além-fronteiras, em mais de 20 países, com destaque para mercados como o Canadá, EUA, Brasil, Japão, China, Alemanha, Finlândia, Suíça e França, entre outros".

Lembra ainda que a colaboração dada ao projeto Baga Bairrada, uma nova categoria de espumantes cujo primeiro produto foi lançado em julho de 2015, ano em que os vinhos e espumantes da Bairrada alcançaram 60 prémios em Portugal e no estrangeiro, "somando desde 2010 mais de 250 prémios acumulados".

"A esta qualidade não é alheio o trabalho desenvolvido pelo enólogo Osvaldo Amado, sob a batuta do qual tem sido dirigida a enologia da Adega de Cantanhede desde 2011", adianta.

JLS // SSS

Lusa/Fim

Tópicos
pub