AHRESP apela a Passos para que "com sentido de responsabilidade" aprove diminuição

por Lusa

Lisboa, 20 jan (Lusa) -- O presidente da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) escreveu hoje ao líder do PSD, Pedro Passos Coelho, apelando para que "com sentido de responsabilidade" aprove a diminuição da Taxa Social Única (TSU).

Esta semana, patrões, UGT e Governo assinaram um compromisso para um Acordo de Médio Prazo, que prevê o aumento do salário mínimo nacional para 557 euros e a descida transitória da TSU em 1,25 pontos percentuais.

A descida da TSU foi igualmente recomendada pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) no relatório sobre Reformas no Mercado Laboral em Portugal 2011-2015, apresentado em Lisboa na quinta-feira.

"Como v. exa. bem sabe, trata-se de um compromisso de relevância, na medida em que salvaguarda a competitividade das nossas empresas, estabelece contrapartidas imediatas e necessárias para que se possa absorver o impacto do salário mínimo superior à evolução da inflação, da produtividade e da competitividade", lê-se na carta enviada pela AHRESP.

O presidente da AHRESP, Mário Pereira Gonçalves, apela assim ao PSD para que "com sentido de responsabilidade" não inviabilize a concretização do acordo.

No documento, o responsável sublinha a importância do turismo na recuperação económica do país, mas alerta para que se trata de uma atividade de "extrema sensibilidade a todas as perturbações" que podem pôr em causa a sustentabilidade da esmagadora maioria das empresas.

Na próxima semana, o parlamento discutirá uma apreciação parlamentar do Bloco de Esquerda (BE), a que se pode juntar uma do PCP, pedindo que a descida da TSU não entre em vigor.

Questionado na quinta-feira sobre se o Governo já está a estudar alternativas, caso a medida seja inviabilizada, o ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Vieira da Silva, disse que "esse debate não está neste momento em cima da mesa" e que respeita o parlamento.

Tópicos
pub