Atores mundiais do têxtil e vestuário debatem no Porto estado da indústria

por Lusa
O centro de distribuição robotizado de uma fábrica de têxteis espanhola. Gustau Nacarino - Reuters

Porto, 12 fev (Lusa) -- Representantes da indústria, fornecedores de tecnologia, investigadores, cientistas e outros agentes ligados ao têxtil e vestuário de todo o mundo debatem o conhecimento científico e tecnológico atual daquela indústria na segunda e terça-feira, em Matosinhos.

Segundo a organização da iTechStyle Summit 2017, que se assume como a primeira conferência internacional do têxtil e vestuário, o evento contará com a presença dos "principais especialistas nas áreas da indústria 4.0, digitalização e desmaterialização de produtos e processos, novos materiais e utilização avançada de fibras naturais, novas estruturas técnicas, têxteis eletrónicos e inteligentes, e sustentabilidade e economia circular".

O objetivo, adianta o Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário de Portugal (CITEVE), é fazer da iTechStyle Summit 2017 uma "importante plataforma de debate e reflexão" entre os `players` mais inovadores da indústria "sobre o conhecimento científico e tecnológico atual" do setor têxtil e do vestuário".

A decorrer no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões, Matosinhos, e parte integrante do programa oficial da Porto Fashion Week, a conferência terá como tópicos principais as fibras e processos avançados; compósitos de base têxtil; estruturas têxteis avançadas; novas abordagens ao acabamento e funcionalização têxtil; economia circular e sustentável; têxteis inteligentes e interativos e certificação de desempenho, entre outros.

Principal entidade patrocinadora da conferência, a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão justifica o apoio com a "ambição legítima de afirmar e consolidar a cidade [onde está instalado o CITEVE] como capital do têxtil e vestuário em Portugal".

"Estamos também a sinalizar a atratividade do território para a iniciativa empresarial e ainda a valorizar a imagem de um setor cada vez mais robusto e importante para a economia do país", sustenta o presidente da autarquia, Paulo Cunha.

Parte integrante do programa da iTechStyle Summit são os `workshops` do projeto RegioTex, que vão juntar representantes das principais regiões têxteis da União Europeia, nomeadamente de Espanha e Itália, para "debater as estratégias de especialização inteligente nas regiões têxteis europeias e as oportunidades para os `stakeholders` regionais da inovação têxtil".

Tópicos
pub