Banco Postal tem 22 pessoas e pode ser desenvolvido em duas fases - CTT

por Lusa

O projeto Banco Postal conta com 22 pessoas e poderá ser desenvolvido em duas fases, adiantaram hoje os CTT - Correios de Portugal.

Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), os CTT referem que o projeto Banco Postal, que implica o envolvimento diário de mais de 120 pessoas, "conta já com cerca de 22 pessoas na sua estrutura de colaboradores próprios, resultado do processo de recrutamento seletivo que tem vindo a desenvolver".

O plano de negócio (`business plan`) do Banco Postal "indicativo atualizado e apresentado ao regulador assume um `roll-out` das lojas mais rápido, de forma a alcançar uma presença geográfica mais vasta a partir do dia de abertura ao público em geral".

No entanto, "uma solução de `roll-out` em duas fases está sob análise - abertura faseada seguida da abertura para o grande público - que poderia assegurar o funcionamento eficaz de todos os processos e sistemas", admitem os CTT.

"Os próximos passos do projeto envolvem uma monitorização e possível revisão do referido plano indicativo, em resultado de um conjunto de diligências ainda em curso", acrescentam, pelo que novas informações sobre o tema serão divulgadas a 19 de novembro, aquando do Capital Markets Day dos CTT.

Relativamente à parceria assinada com a Altice, dona da PT Portugal, os CTT referem que receberam este mês "o montante inicialmente estabelecido" no memorando de entendimento.

"O acordo quadro terá agora de ser concretizado com a definição, ao longo do segundo semestre, de parcerias comerciais específicas geradoras de valor para ambas as empresas, nomeadamente a otimização conjunta das redes de retalho".

Sobre os Espaços do Cidadão, os CTT estão aptos a instalar durante a segunda metade do ano 176 Espaços na rede das suas lojas, no âmbito do protocolo para este ano.

Referem que a abertura de 52 Espaços que estava prevista para o segundo trimestre foi adiada para o terceiro trimestre "para prolongamento dos trabalhos e testes de interface com a aplicação informática do parceiro".

O lucro dos CTT subiu 8,6% nos primeiros seis meses do ano, face a igual período de 2014, para 39,2 milhões de euros.

Excluindo os rendimentos e gastos não recorrentes e considerando uma taxa de imposto sobre o rendimento teórica (nominal), o lucro subiu 21,8% para 44,6 milhões de euros, referem os CTT em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Os Correios de Portugal adiantam que os rendimentos operacionais subiram 3% para 367,1 milhões de euros, com as vendas e serviços prestados a subir 4,4% para 360,2 milhões de euros.

Já em termos recorrentes, os rendimentos operacionais subiram 3,8%.

Tópicos
pub