BE quer demissão de administração da Parvalorem e auditoria à entidade

por Lusa

O Bloco de Esquerda (BE) pediu hoje a demissão da administração da Parvalorem e pediu uma "auditoria externa urgente" à entidade e às ações dos seus gestores.

"É preciso conhecer tudo o que foi feito para que todos os negócios lesivos que possam ser corrigidos o sejam o quanto antes", sublinhou a porta-voz do Bloco, Catarina Martins, no final de uma reunião na sede do partido com a Comissão de Trabalhadores da Parvalorem.

O veículo estatal Parvalorem é o maior credor da Galilei (antiga Sociedade Lusa de Negócios) que era a dona do BPN até à sua nacionalização.

"Cada dia que passa", diz Catarina Martins, em que "os ex-amigos" do antigo primeiro-ministro Pedro Passos Coelho que estavam na Tecnoforma e estão agora na Parvalorem - Francisco Nogueira Leite e Francisco Banha, elencou a bloquista - é um dia em que "os contribuintes portugueses estão a perder mais dinheiro".

O Bloco pretende também esclarecimentos sobre a Pivot, sociedade que adquiriu recentemente o Efisa, banco de investimento do antigo BPN - a sociedade que comprou a entidade que tem entre os seus acionistas o antigo ministro do PSD Miguel Relvas.

"O atual conselho de administração da Parvalorem, e as pessoas que contrata para fazer negócios, está ligado ao mesmo PSD que fez o BPN, e portanto o conflito de interesses é mais que muito, a opacidade é gigantesca", vincou Catarina Martins.

"Garantias de idoneidade na gestão dos créditos" da entidade deve ser uma das prioridades de uma eventual nova administração da Parvalorem, prosseguiu a responsável, que lembrou ainda os quadros da entidade que "não têm nenhuma responsabilidade pelo buraco financeiro do BPN e estão a trabalhar como podem para conseguir recuperar os créditos", sendo ao mesmo tempo "no mínimo mal tratados" pela administração e Estado, "que não lhes diz nada sobre o seu futuro".

Falando em nome da CT da Parvalorem, Ricardo Gonçalves, lembrou que estes trabalhadores foram "as primeiras vítimas do sistema financeiro", e desde 2012 e "junto dos diversos governos" têm procurado uma solução para a sua situação.

A "nova configuração do contexto político", com um Governo do PS apoiado no parlamento, foi destacada pelo responsável que acredita que agora "seja possível arranjar uma solução" para este problema.

Tópicos
pub