Centeno admite necessidade de transmitir mensagem muito clara ao mercado

por Lusa

Bruxelas, 11 fev (Lusa) - O ministro das Finanças, Mário Centeno, admitiu hoje, em Bruxelas, a "necessidade de comunicar" aos mercados financeiros, de forma muito clara, que "Portugal está muito comprometido em manter uma trajetória de consolidação orçamental" e cumprir as suas obrigações.

Questionado, no final de uma reunião do Eurogrupo, sobre o "nervosismo" dos mercados - tal como o ministro alemão, Wolfgang Schauble, classificou horas antes a forte subida dos juros da dívida portuguesa -, Centeno reconheceu que as intenções dos Governo português não podem suscitar quaisquer dúvidas.

"Queria reforçar essa mensagem: Portugal está muito comprometido em manter uma trajetória de consolidação orçamental, no cumprimento daquilo que são as suas obrigações no âmbito europeu mas também no âmbito interno, porque é muito importante fazê-lo para garantir o financiamento da economia portuguesa", disse, acrescentando ter noção da "necessidade de comunicar ao mercado todos estes compromissos e princípios de ação".

Comentando que "basta olhar para a evolução recente para perceber que a volatilidade está instalada" nos mercados, Mário Centeno sustentou que "é preciso estar constantemente muito comprometido com a estratégia que o Governo tem adotado" e "transmitir essa mensagem", um aspeto que foi abordado na reunião de hoje do Eurogrupo.

"Nós precisamos de clarificar as posições de cada um, e em particular, neste caso, do Governo português face aos seus compromissos, para que seja muito claro nestas intenções", afirmou.

Tópicos
pub