Chineses da Hainan compram obrigações convertíveis da TAP

por RTP
Rafael Marchante - Reuters

A Hainan Airlines, a maior companhia aérea privada chinesa, anunciou esta terça-feira a compra de 25 por cento de obrigações convertíveis da TAP. Um investimento de 30 milhões de euros, visando expandir as suas ligações aéreas na Europa e África.

O negócio foi feito através da Azul - companhia do brasileiro David Neeleman que integra a Atlantic Gateway, acionista da TAP. Com esta nova participação, o grupo chinês aumenta para 23 por cento os benefícios económicos que detém na empresa portuguesa.

Segundo um comunicado emitido em fevereiro passado pela Hainan Airlines, o grupo compromete-se a realizar um empréstimo de 120 milhões de euros à companhia aérea brasileira Azul, destinado à compra de obrigações convertíveis da TAP a 10 anos.

No conjunto, a empresa assegurará 6,4 por cento do direito de voto na TAP e 55 por cento dos benefícios económicos, lê-se na mesma nota.
Além desse empréstimo, com maturidade de 181 dias e taxa de juro anual fixada em 14,25 por cento, a HNA prevê mais um financiamento de 300 milhões de dólares à Azul, visando tornar-se acionista da empresa.

A Hainan Airlines é considerada o quarto maior grupo na China no setor da aviação comercial, com cerca de 630 rotas domésticas e internacionais por dia.

c/ Lusa
pub