Costa diz que país não suporta mais programas políticos incumpríveis

por Lusa

Lisboa, 30 jul (Lusa) - O secretário-geral do PS defendeu hoje que o país não suporta mais a "frustração" de compromissos eleitorais não cumpríveis e que só é possível a comparação entre programas políticos caso se faça a aferição da sua exequibilidade.

António Costa falava num almoço promovido pelo Fórum de Administradores de Empresas, onde ficou sentado na mesma mesa dos antigos ministros sociais-democratas Luís Filipe Pereira, Mira Amaral e João Salqueiro, numa intervenção em que começou por criticar indiretamente o programa eleitoral da coligação PSD/CDS e em que advogou que "o exercício de prudência" carateriza o programa socialista.

Numa iniciativa em que se fez acompanhar pelos economistas (candidatos a deputados pelo PS) Mário Centeno, Manuel Caldeira Cabral e Eurico Brilhante Dias, o líder socialista advertiu que o país, na atual conjuntura, "numa fase de depressão, não suporta mais a frustração de programas eleitorais depois não cumpridos".

"Nesta fase da vida nacional, não é possível apresentar um programa sem apresentar contas. No caso do PS foi duro, porque durante muito tempo fomos criticados por não fazermos promessas, mas apresentámos depois um cenário macroeconómico com o estudo do impacto e da exequibilidade de cada medida que propusemos", declarou o secretário-geral do PS.

"Foi um exercício considerado prudente, até mais prudente do que o programa de estabilidade apresentado pelo Governo", completou António Costa no início da sua intervenção.

Tópicos
pub