Deutsche Bank perto de acordo para pagar 5,4 mil milhões de dólares nos EUA

por Lusa

O Deutsche Bank está perto de um acordo com as autoridades norte-americanas para pagar 5,4 mil milhões de dólares e resolver um litígio sobre crédito imobiliário, indicou à AFP hoje fonte próxima do dossiê.

O Ministério da Justiça norte-americano tinha pedido 14 mil milhões de dólares (12,4 mil milhões de euros) ao banco alemão para resolver este diferendo, que remonta à crise financeira de 2008, o que acelerou a queda das ações do Deutsche Bank em bolsa e levou a um aumento da preocupação no setor bancário europeu.

Agora, esse montante poderá ser reduzido para 5,4 mil milhões de euros (4,8 mil milhões de euros), que estariam em linha com os 5,5 mil milhões que o banco colocou de lado para resolver o contencioso.

O acordo pode ser anunciado nos próximos dias, acrescentou a fonte, falando sob anonimato e acrescentando que não são esperadas novidades no fim de semana, mas nada é ainda definitivo e a soma em causa pode ser diferente.

O litígio do Deutsche Bank nos Estados Unidos está relacionado a crise do `subprime` (títulos de dívida suportados por crédito imobiliário sem qualidade).

A Agência France Presse (AFP) contactou as autoridades judiciais norte-americanas e o Deutsche Bank, que se recusaram a fazer qualquer comentário.

As ações do banco encerraram hoje a subir 6,39% na bolsa de Frankfurt para 11,57 euros, depois de durante a manhã terem chegado a cair mais de 8%, negociando pela primeira vez abaixo dos 10 euros.

 

Tópicos
pub