Entidade europeia divulga níveis de stress de 51 bancos

por Antena 1
Os bancos portugueses livram-se da análise de "stress" da Autoridade Bancária Europeia Jon Nazca - Reuters

A Autoridade Bancária Europeia (ABE) revela esta sexta-feira os resultados dos testes de stress a 51 bancos europeus, com as atenções centradas nas bancas italiana e espanhola.

O banco italiano Monte dei Pasqui é um caso preocupante. A instituição necessita, com urgência, de uma recapitalização de cinco mil milhões de euros.

Pelo menos três bancos já recusaram financiar esta entidade bancária italiana, que diz ter recebido uma oferta de última hora, como conta o jornalista da Antena 1, Tiago Artilheiro.

Também na Alemanha há bancos que têm estado sob pressão, pelo que os resultados destes testes de stress são aguardados com expetativa, nomeadamente para o Commerzbank e Deutsche Bank.

Em junho foi conhecido que a unidade norte-americana do Deutsche Bank falhou nos testes de stress da Reserva Federal dos Estados Unidos. O banco alemão divulgou lucros de 20 milhões de euros no segundo trimestre de 2016, o que compara com os 818 milhões de euros do mesmo período do ano passado.

Entre os resultados dos 51 bancos testados pela ABE não está nenhum dos quatro bancos portugueses supervisionados diretamente pelo Banco Central Europeu, embora também tenham sido avaliados, como constata a jornalista da Antena 1 Marina de Castro.

A ABE publica esta sexta-feira os resultados dos testes de stress a 51 bancos. Serão conhecidas as falhas de capital, com o BCP a publicar à mesma hora os dados dos exercícios de resistência a que foi submetido.

A amostra de 51 bancos não inclui este ano bancos portugueses, ao contrário do que aconteceu em 2014, estando as atenções centradas nas fragilidades que podem apresentar os bancos italianos, mas também alemães.

Nos últimos testes de stress gerais à banca europeia, em 2014, o BCP chumbou no cenário mais adverso, ao serem identificadas necessidades de capital. O Novo Banco não participou, então, nesses exercícios, por ainda estar a consolidar o seu perímetro patrimonial, e um ano depois viria a chumbar também no cenário severo.

No entanto, os quatro bancos portugueses supervisionados diretamente pelo Banco Central Europeu (BCE) - Caixa Geral de Depósitos, BCP, BPI e Novo Banco - também têm sido submetidos a exercícios de resistência no âmbito do Banco Central Europeu (BCE), sendo que para já apenas o BCP anunciou que divulgará os seus dados.

c/ Lusa
pub