Fundador do Alibaba apela à tranquilidade quanto ao futuro da economia chinesa

por Lusa

Pequim, 09 out (Lusa) - O empresário chinês Jack Ma, fundador do gigante do comércio eletrónico Alibaba, enviou uma carta aos acionistas do grupo a apelar à tranquilidade quanto ao futuro do consumo e da economia chinesas, anunciou a agência oficial Xinhua.

"Os sinais de abrandamento económico na China provocaram uma preocupação generalizada e, creio eu, exagerada, em todo o mundo", escreveu Ma.

O segundo homem mais rico da China considera que uma economia que mantém indefinidamente altos níveis de crescimento (como o "gigante" asiático nas últimas três décadas), "não segue um modelo realista, nem sustentável".

Ma garante que a China tem um enorme potencial de crescimento e que o abrandamento económico não deverá ter um impacto grande no consumo, tendo em conta a alta taxa de poupança das famílias chinesas.

"Não será fácil", afirmou, "mas o futuro `milagre económico` da China vai-se basear na capacidade em impulsionar a produtividade e o uso das tecnologias da Internet e do `Big Data` [processamento massivo de dados de usuários em tempo real], para estimular o consumo nacional e criar oportunidades exponenciais de desenvolvimento".

Ma assegurou que o mercado chinês continuará a sustentar a expansão do grupo que dirige.

"A nossa previsão é que mais de 50% do consumo na China se fará através da internet na próxima década e isso supõe um potencial impressionante para o comércio eletrónico", escreveu.

pub