Garantias estatais ao Novo Banco valem mais de metade dos 6,3 mil milhões de euros do setor

por Lusa

Lisboa, 05 fev (Lusa) - O `stock` de dívida garantida pelo Estado a instituições de crédito ascendia a 6.300 milhões de euros em dezembro último, dos quais 3.500 milhões de euros são relativos ao Novo Banco, entidade resultante da intervenção no BES.

O montante é o único que consta na rubrica relativa à Iniciativa para o Reforço da Estabilidade Financeira (IREF), segundo a informação que consta na proposta de Orçamento do Estado para 2016 (OE2016), com os restantes 2.800 milhões de euros afetos à Garantia de Carteira.

Este último instrumento serve para a República Portuguesa assegurar, até ao limite do valor referido, o cumprimento das obrigações assumidas pelas instituições de crédito (BPI, CGD, Novo Banco e BCP) junto do Banco Europeu de Investimento (BEI), referentes a uma carteira de operações de financiamento de projetos desenvolvidos e a desenvolver em Portugal, cuja exposição poderá atingir um montante máximo de 6.000 milhões de euros.

"Esta garantia tem um prazo de sete anos, seguindo um plano de amortização indicado pelo BEI que, em 2016, se prevê que seja de aproximadamente 455,6 milhões de euros. A maioria das operações incluídas neste instrumento beneficia de garantias bancárias, reduzindo assim o risco assumido pelo Estado", lê-se no documento.

Tópicos
pub