Governo compromete-se a decidir solução para aeroporto de Lisboa este ano

por Lusa
Pedro A. Pina - RTP

Lisboa, 05 fev (Lusa) -- O Governo compromete-se a decidir em 2016 a solução para aumentar a capacidade aeroportuária em Lisboa, com a opção Portela+ 1 como prioritária, de acordo com a proposta do Orçamento do Estado para 2016 (OE2016).

"É assumido o compromisso de decidir, em 2016, a solução futura para o desenvolvimento da capacidade aeroportuária na área metropolitana de Lisboa, analisando de modo prioritário a opção integrada entre o Aeroporto da Portela e outro terminal complementar (Portela + 1)", lê-se no documento apresentado hoje na Assembleia da República.

O Aeroporto de Lisboa ultrapassou a barreira dos 20 milhões de passageiros em 2015, uma subida de 10,7% face ao ano anterior.

Ainda no capítulo do setor aeroportuário, o Governo avança que prosseguirá as negociações com o consórcio vencedor do processo de reprivatização da TAP, com o objetivo de garantir a titularidade sobre a maioria do capital social, que está atualmente nas mãos do consórcio Gateway, dos empresários David Neeleman e Humberto Pedrosa.

O Ministro do Planeamento, Pedro Marques, que está a liderar as renegociações com o consórcio Gateway para o Estado recuperar a maioria do capital da TAP apontou a perenidade do `hub` (centro) de Lisboa e os voos da TAP para os países de língua portuguesa como as principais razões para que o Estado seja maioritário e, assim, "continuar a ter uma palavra a dizer", numa audição a 20 de janeiro no Parlamento.

"O Estado manterá a maioria das decisões estratégicas para o futuro da TAP. Estamos a limitar todos os riscos possíveis, alguns que não estavam completamente limitados com a pressa de fechar a processo negocial [pelo anterior governo]", declarou.

pub