Merkel pede que não se diabolize a indústria automóvel

por Lusa

O escândalo dos motores manipulados da Volkswagen não deve levar a uma "diabolização" do setor automóvel dado que estão em jogo milhares de empregos, declarou hoje a chanceler alemã, Angela Merkel, no Parlamento Europeu.

O que aconteceu "na Volkswagen exige que seja feito um inquérito urgente, com toda a transparência e que a empresa o execute", declarou a chanceler em resposta a uma interpelação da ecologista Rebecca Harms.

"Mas, por favor, não utilizem isto para diabolizar o conjunto do setor automóvel, pondo em risco milhares e milhares de empregos na Europa", acrescentou Merkel, que falava ao lado do presidente francês, François Hollande.

Harms, que também é alemã, apontou que há, da parte de Merkel, "uma proteção, certamente bem-intencionada, dos interesses da indústria automóvel".

Durante o debate de terça-feira no Parlamento Europeu, vários eurodeputados, sobretudo ecologistas, criticaram o laxismo das autoridades europeias em matéria de respeito pelas normas antipoluição nos veículos.

 

Tópicos
pub