Ministro da Economia explica a linha de financiamento para as empresas

por RTP

Manuel Caldeira, ministro da Economia, afirma que o Governo pretende com a linha de financiamento para as empresas "reforçar a capacidade de produção das empresas. Forçar a capacidade de investimento".

No Jornal da Tarde da RTP1, o governante afirma que "em alguns casos a empresas vão ter acesso ao crédito, mas com condições mais favoráveis, que diminuam o risco, com o reforço de capitais próprios, que é uma solução mais interessante para as empresas exportadoras ou mais inovadores".

"A aceleração, ou não, das exportações depende de fatores externos e que se tem verificado em muitos dos anos anteriores é que as previsões que se fazem com base na perspetiva de crescimento dos mercados. E é assim que têm de ser feitas num Orçamento com todo esse rigor", acrescentou.

Para Manuel Caldeira, "as previsões de exportações podem ser superadas".

"As empresas portuguesas, têm conseguido em anos anteriores, superar o que são as previsões feitas com base na previsão do crescimento dos mercados e têm conseguido ganhar quota de mercado. Já desde 2005, que tem havido mais anos em que as empresas ganham quota de mercado, do que anos em que apenas mantém e crescem em linha com os mercados".

O ministro da Economia considera que "há condições" para haver um investimento superior ao que existe até agora.

"Estão-se a verificar vários investimentos estrangeiros em Portugal que demonstram isso mesmo. Várias empresas a nível europeu e até a nível mundial estão a avaliar onde querem investir e estão a escolher investir em Portugal", frisou.











pub