Moody`s e DBRS reagem de forma diferente ao resultado do referendo

por Lusa

Redação, 24 jun (Lusa) -- As agências de notação financeira Moody`s e DBRS reagiram de forma diferente ao resultado do referendo britânico sobre a permanência do Reino Unido na União Europeia, que concluiu com a vitória da saída, o designado `Brexit`.

A primeira degradou a sua perspetiva sobre a qualidade creditícia do Reino Unido, de `estável` para `negativa`, o que significa que o rating, que está em `Aa1`, pode vir a ser descido em breve.

Já a DBRS reafirmou o triplo A atribuído ao Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte, reafirmando igualmente a perspetiva de `estável` das notações atribuídas à credibilidade creditícia britânica.

Os eleitores britânicos decidiram que o Reino Unido vai sair a União Europeia (UE), depois de o `Brexit` ter conquistado 51,9% dos votos no referendo de quinta-feira, cuja taxa de participação foi de 72,2%.

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, anunciou já a sua demissão com efeitos em outubro.

As principais bolsas europeias abriram hoje em forte queda, com a bolsa de Londres a descer perto dos 8%, mantendo-se ao início da tarde com perdas entre os 4% e os 10%. 

Numa primeira reação, os presidentes das instituições europeias (Comissão, Conselho, Parlamento Europeu e da presidência rotativa da UE) defenderam um `divórcio` o mais rapidamente possível, "por muito doloroso que seja o processo".

Tópicos
pub