Pires de Lima favorável a aumento do salário mínimo

por Antena 1

Foto: Antena 1

Pires de Lima considera que é "desejável" que o salário mínimo volte a ser atualizado no início de 2016 em função da inflação e dos ganhos de produtividade que devem ser repartidos entre os patrões e os trabalhadores.

Na entrevista a Rosário Lira da Antena 1 e a Tiago Freire do Diário Económico, e a poucos dias da apresentação do programa da coligação, o ministro da Economia revela que entre as prioridades fiscais está uma reforma dos escalões do IRS ao longo da legislatura, por forma a reduzir o valor do imposto pago. Pires de Lima considera que é preciso atingir a fórmula "menos escalões menos impostos". A redução do IVA na restauração aparece em último nas prioridades definidas por Pires de Lima, que inclui ainda a redução das taxas do IRC e a redução da carga fiscal sobre os rendimentos do trabalho.

É neste contexto que Pires de Lima considera que a TSU não é uma prioridade adianta que o PS "deu um tiro no pé" ao propor essa medida no seu programa de Governo.

De resto, Pires de Lima lamenta que o Governo não tenha ido mais longe na redução da despesa pública (culpa o Tribunal Constitucional por isso) para poder reduzir a carga fiscal que incide sobre os rendimentos do trabalho, que deve ser atenuada nos próximos 4 anos.

Neste âmbito, Pires de Lima recusa os cenários "fantasistas" e "voluntaristas" do PS, que não consideram de forma real o crescimento económico.

Relativamente ao processo "Lava Jato", Pires de Lima garante que o Governo está tranquilo porque seguiu nos últimos quatro anos uma política de separação do Estado das empresas.
pub