PS quer ouvir presidente da Entidade Nacional para o Mercado de Combustíveis com urgência

por Lusa

O PS quer que o presidente do Conselho de Administração da Entidade Nacional para o Mercado de Combustíveis (ENMC), Paulo Carmona, seja ouvido no parlamento, com caráter de urgência, sobre um negócio de exploração de petróleo no Algarve.

Os deputados socialistas da comissão parlamentar de Economia e Obras Públicas apresentaram hoje um requerimento para que o presidente da ENMC os esclareça sobre as "muitas dúvidas sobre o processo de exploração de petróleo em Portugal".

No requerimento, os deputados do PS indicam que este pedido surge "na sequência de uma reportagem da RTP" sobre um processo de exploração de petróleo em Portugal, "em que foram apresentados alguns dados preocupantes".

Entre as preocupações dos deputados socialistas está o facto de a exploração ter sido "entregue a uma empresa de índole familiar, e eventual detentora de direitos de exploração de petróleo ao largo do território [português], sem experiência e sem recursos humanos, e com a utilização de dinheiros públicos".

A notícia em causa dá conta de que o ministro do Ambiente do governo anterior, Moreira da Silva, terá dado luz verde a um negócio de exploração de petróleo no Algarve à empresa Portfuel, de Sousa Cintra, a 10 dias das eleições.

De acordo com a RTP, o anterior responsável pela pasta do Ambiente celebrou com a Portfuel dois contratos para a exploração de petróleo ou gás natural numa área de 300 mil hectares entre Aljezur e Tavira, no Algarve.

 

 

Tópicos
pub