Rui Moreira acusa TAP de querer justificar um novo aeroporto em Lisboa

por João Fernando Ramos, Rui Sá

A TAP leva a um debate de urgência esta quinta-feira no Parlamento. Paulo Cafôfo, presidente da Câmara Municipal do Funchal, avaliou, no Jornal 2, a polémica aberta à volta das rotas da TAP. O autarca garante que a relação da região autónoma da Madeira com a companhia também é problemática.

A TAP anunciou a 18 de janeiro o fim das ligações do Porto a Barcelona, Roma, Milão e Bruxelas a partir da Páscoa. Estas são rotas que têm uma ocupação média superior a 90 por cento mas a TAP alega que são deficitárias.

Pelo mesmo motivo, estaria também em causa a ligação noturna a Lisboa. Uma informação que a TAP já desmentiu. A transportadora aérea nacional divulgou esta quarta-feira os horários da ponte aérea, com voos às horas certas a partir de Lisboa e às meias-horas a partir do Porto.

O voo em causa passa a estar integrado numa nova ponte aérea com a capita, que arranca no final de marçol.

A ponte aérea ficará à responsabilidade da TAP Express, a nova companhia do grupo e que vai substituir a Portugália. As tripulações são, no entanto, uma subcontratação de serviços a um operador privado - a White.

A estratégia passará por concentrar no hub da Portela o grosso dos voos internacionais da TAP. Um projeto que pode por em causa a dimensão da atual base operacional da companhia no Porto, que conta com 60 pilotos.

O assunto estará em discussão já esta quinta-feira na Assembleia da República. O PSD agendou um debate de urgência sobre as alterações à privatização da TAP. Uma debate marcado depois de o Estado ter garantido uma participação de 50 por cento na companhia.

Esta quarta-feira, no Jornal 2, o presidente da Câmara Municipal do Funchal avaliou a polémica aberta à volta das rotas da TAP. O autarca garantiu que a relação da região autónoma da Madeira com a companhia também é problemática.
pub