SAG GEST reduz prejuízos para 300 mil euros no 1º semestre

por Lusa

A SAG GEST -- Soluções Automóvel Globais registou prejuízos de 300 mil euros no primeiro semestre do ano, valor que representa uma melhoria face aos 4,4 milhões de euros de prejuízos verificados no período homólogo do ano passado.

De acordo com a informação enviada à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), entretanto divulgada, o volume de negócios consolidado do semestre em análise foi de 322,3 milhões de euros, uma subida de 4% face aos 309,7 milhões de euros registados no período homólogo do ano anterior.

O EBITDA (resultados antes de juros, impostos, depreciações e amortizações) subiu 15,5% no primeiro semestre para os 10,2 milhões de euros, acima dos 8,8 milhões de euros registados em igual período de 2015.

O valor da margem efetiva consolidada registou um aumento de 4% em relação ao valor registado nos primeiros seis meses do ano passado, correspondendo a 10,2% do volume de negócios consolidado (10,2% no mesmo período em 2015).

Segundo a SAG, o mercado automóvel em Portugal "manteve a trajetória de crescimento dos anos anteriores", com o mercado de veículos ligeiros a registar um crescimento de 17,6% face a igual semestre de 2015, com um volume total de 135.240 unidades.

"Este comportamento do mercado foi impulsionado pelo forte crescimento do segmento do "Rent-a-Car" e pela antecipação das compras face ao anúncio do aumento da fiscalidade automóvel, a partir de abril", justifica a empresa.

O volume registado pelas marcas representadas pela SIVA - Audi, Volkswagen e Skoda - foi de 17.919 unidades, o que representou um aumento de 1% em relação às 17.743 unidades do semestre homólogo do ano passado.

Ainda assim, entre janeiro e junho deste ano, a quota de mercado da SIVA foi de 13,2%, "o que representou uma redução de 2,2% em relação à registada no mesmo período de 2015, devido à estratégia de não acompanhamento do forte ritmo de crescimento do mercado de "Rent-a-Car"", acrescenta a SAG.

 

Tópicos
pub