Secretário do Tesouro dos EUA pede flexibilidade à Grécia e credores no âmbito das negociações

por Lusa
Fabrizio Bensch - Reuters

O secretário do Tesouro norte-americano conversou na quinta-feira com o primeiro-ministro da Grécia, transmitindo-lhe a sua opinião de que todas as partes devem ser "flexíveis" para que as negociações sobre o resgate financeiro se concluam com êxito.

Em comunicado, o Departamento do Tesouro norte-americano informou que Jacob Lew e Alexis Tsipras coincidiram, na conversa que mantiveram ao telefone, na "importância" de Atenas, o Fundo Monetário Internacional (FMI) e as instituições financeiras "trabalharem juntos de forma construtiva" para encerrar a primeira revisão do terceiro resgate ao país helénico.

Jacob Lew sublinhou também, segundo a mesma nota, a importância de "a Europa manter o seu compromisso de colocar a dívida grega numa senda sustentável através de um significativo alívio" da mesma.

O presidente do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem, convocou para o próximo dia 09 de maio uma reunião extraordinária de ministros da Economia e Finanças da zona euro, com o objetivo de tentar fechar a primeira revisão do terceiro resgate à Grécia e as medidas de contingência exigidas neste âmbito a Atenas.

Tópicos
pub