Simulador da Deco permite saber se se está a pagar valor correto do IMI

| Economia

Foto: Mário Galego/Antena1

Desde a meia-noite está a funcionar o simulador criado pela Deco para calcular o valor correto do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI). A associação portuguesa para a defesa dos consumidores acredita que em muitos casos o imposto está a ser cobrado a mais.

A Deco estranha que as Finanças não façam a atualização automática do IMI numa altura em que apregoam tanta eficiência fiscal. O site para quem quiser saber se está a pagar o valor correto de IMI é www.paguemenosimi.pt. Quem tem maior dificuldade em fazer as contas com o simulador online pode pedir ajuda à Deco por telefone.

Contactado pela Antena 1, o Ministério das Finanças explica que o Código do IMI prevê uma avaliação aos prédios urbanos habitacionais de três em três anos, o que tem sido efetuado. De resto, os proprietários podem requerer de forma gratuita a revisão do valor patrimonial do prédio urbano e há um simulador há vários anos no Portal das Finanças.



(com Sandra Henriques)

A informação mais vista

+ Em Foco

Cavalo de Troia. Mãe de todos os tratados. As designações ficam aquém do que está a ser forjado por Washington e Bruxelas.

    Uma rubrica do site da RTP e do Jornal 2 dentro do contexto evocativo do centenário da Grande Guerra. Será emitida todas as segundas-feiras.

      Rogério Fernandes Ferreira chama a atenção para a necessidade de criar regras para o acesso automático do Fisco aos dados bancários dos cidadãos.

      Há 90 anos foi criada a primeira polícia política destinada a proteger a ditadura criada nesse ano. A RTP começa agora a emitir uma série de nove episódios sobre a história dessa polícia.