Simulador da Deco permite saber se se está a pagar valor correto do IMI

| Economia

Foto: Mário Galego/Antena1

Desde a meia-noite está a funcionar o simulador criado pela Deco para calcular o valor correto do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI). A associação portuguesa para a defesa dos consumidores acredita que em muitos casos o imposto está a ser cobrado a mais.

A Deco estranha que as Finanças não façam a atualização automática do IMI numa altura em que apregoam tanta eficiência fiscal. O site para quem quiser saber se está a pagar o valor correto de IMI é www.paguemenosimi.pt. Quem tem maior dificuldade em fazer as contas com o simulador online pode pedir ajuda à Deco por telefone.

Contactado pela Antena 1, o Ministério das Finanças explica que o Código do IMI prevê uma avaliação aos prédios urbanos habitacionais de três em três anos, o que tem sido efetuado. De resto, os proprietários podem requerer de forma gratuita a revisão do valor patrimonial do prédio urbano e há um simulador há vários anos no Portal das Finanças.



(com Sandra Henriques)

A informação mais vista

+ Em Foco

As primeiras eleições democráticas para o poder local realizaram-se a 12 de dezembro de 1976.

Somos todos iguais, diz a Lei. E na prática? Dez associações portuguesas lançam uma ideia para a comunidade e as caras da RTP destacam a desigualdade que mais as preocupa.

    Nos caminhos para Mossul cruza-se a vontade de conquista e a desesperança de quem foge da guerra. A Antena 1 nos territórios que já foram do Estado Islâmico. Iraque: os dias do desespero, reportagem de José Manuel Rosendo.

      Imagine que a boneca ou o robô que comprou para os seus filhos está a transmitir, via áudio, tudo o que se passa lá em casa. E esse não é o maior perigo.