Simulador da Deco permite saber se se está a pagar valor correto do IMI

| Economia
Simulador da Deco permite saber se se está a pagar valor correto do IMI

Foto: Mário Galego/Antena1

Desde a meia-noite está a funcionar o simulador criado pela Deco para calcular o valor correto do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI). A associação portuguesa para a defesa dos consumidores acredita que em muitos casos o imposto está a ser cobrado a mais.

A Deco estranha que as Finanças não façam a atualização automática do IMI numa altura em que apregoam tanta eficiência fiscal. O site para quem quiser saber se está a pagar o valor correto de IMI é www.paguemenosimi.pt. Quem tem maior dificuldade em fazer as contas com o simulador online pode pedir ajuda à Deco por telefone.

Contactado pela Antena 1, o Ministério das Finanças explica que o Código do IMI prevê uma avaliação aos prédios urbanos habitacionais de três em três anos, o que tem sido efetuado. De resto, os proprietários podem requerer de forma gratuita a revisão do valor patrimonial do prédio urbano e há um simulador há vários anos no Portal das Finanças.



(com Sandra Henriques)

A informação mais vista

+ Em Foco

Impostos, orçamentos, metas para o próximo ano. A RTP descodifica a proposta de Orçamento do Estado apresentada pelo ministro das Finanças esta sexta-feira.

    Mário Centeno também deixou no ar a ideia de que, na discussão da especialidade do OE2018, seja posto um ponto final nos cortes do subsídio de desemprego.

    João Guerreiro, presidente da comissão que elaborou o relatório sobre Pedrógão Grande, enumera responsabilidades "momentâneas" e "estruturais".

    Os governos espanhol e catalão além de estarem de costas voltadas entrincheiraram-se em narrativas de auto-justificação absolutamente incompatíveis entre si.