Simulador da Deco permite saber se se está a pagar valor correto do IMI

| Economia
Simulador da Deco permite saber se se está a pagar valor correto do IMI

Foto: Mário Galego/Antena1

Desde a meia-noite está a funcionar o simulador criado pela Deco para calcular o valor correto do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI). A associação portuguesa para a defesa dos consumidores acredita que em muitos casos o imposto está a ser cobrado a mais.

A Deco estranha que as Finanças não façam a atualização automática do IMI numa altura em que apregoam tanta eficiência fiscal. O site para quem quiser saber se está a pagar o valor correto de IMI é www.paguemenosimi.pt. Quem tem maior dificuldade em fazer as contas com o simulador online pode pedir ajuda à Deco por telefone.

Contactado pela Antena 1, o Ministério das Finanças explica que o Código do IMI prevê uma avaliação aos prédios urbanos habitacionais de três em três anos, o que tem sido efetuado. De resto, os proprietários podem requerer de forma gratuita a revisão do valor patrimonial do prédio urbano e há um simulador há vários anos no Portal das Finanças.



(com Sandra Henriques)

A informação mais vista

+ Em Foco

Houve aldeias ceifadas e vidas destruídas. O medo viveu ao lado de histórias de heroísmo. Contamos as estórias que agora preenchem dezenas de aldeias esquecidas, muitas pintadas a cinza.

    O incêndio de Pedrógão Grande provocou a morte de 64 pessoas e deixou mais de 200 pessoas feridas. Revisitamos os últimos dias com fotografias e imagens aéreas captadas com recurso a um drone.

      É uma tragédia sem precedentes que vai marcar para sempre o país. O incêndio de Pedrógão Grande fez 64 mortos mais de duas centenas de feridos. Há dezenas de deslocados.

      Nodeirinho é a aldeia mártir do incêndio de Pedrógão Grande. É uma aldeia em ruínas, repleta de casas queimadas e telhados no chão. Um cenário de desolação e dor.