Simulador da Deco permite saber se se está a pagar valor correto do IMI

| Economia

Foto: Mário Galego/Antena1

Desde a meia-noite está a funcionar o simulador criado pela Deco para calcular o valor correto do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI). A associação portuguesa para a defesa dos consumidores acredita que em muitos casos o imposto está a ser cobrado a mais.

A Deco estranha que as Finanças não façam a atualização automática do IMI numa altura em que apregoam tanta eficiência fiscal. O site para quem quiser saber se está a pagar o valor correto de IMI é www.paguemenosimi.pt. Quem tem maior dificuldade em fazer as contas com o simulador online pode pedir ajuda à Deco por telefone.

Contactado pela Antena 1, o Ministério das Finanças explica que o Código do IMI prevê uma avaliação aos prédios urbanos habitacionais de três em três anos, o que tem sido efetuado. De resto, os proprietários podem requerer de forma gratuita a revisão do valor patrimonial do prédio urbano e há um simulador há vários anos no Portal das Finanças.



(com Sandra Henriques)

A informação mais vista

+ Em Foco

O primeiro registo de imagem de uma posse presidencial na América é de março de 1857, quando James Buchanan se tornou o 15.º Presidente.

    Milhões de pessoas, por todo o mundo. No dia seguinte à tomada de posse multiplicaram-se as manifestações contra Donald Trump. Os protestos aconteceram em pelo menos 60 países.

      Amir Ashour é o primeiro iraquiano a dar a cara pelos direitos gay no seu país. Em segurança na Suécia, revela à RTP episódios de tortura e de rejeição.

        Nos 60 anos da Gulbenkian, a RTP deu uma volta pelo museu da fundação e continua a mostrar as obras mais significativas.