Taxa de desemprego mantém-se nos 12% em abril

por RTP
Rafael Marchante - Reuters

A taxa de desemprego deverá ter permanecido inalterada em abril, nos 12 por cento, segundo a estimativa provisória publicada esta segunda-feira pelo Instituto Nacional de Estatística. Segundo os cálculos do INE, a estimativa provisória da população desempregada para abril de 2016 foi de 609,8 mil pessoas, o que representa um decréscimo de 0,4 por cento face ao valor definitivo obtido para março de 2016.

A nota publicada esta segunda-feira pelo INE revela que a população empregada em abril ascendia aos 4,485 milhões de pessoas, mantendo-se praticamente inalterada face ao mês anterior.
A taxa de emprego total situou-se nos 57,4% por cento, também sem mexidas face ao mês anterior.


Em abril a população empregada do sexo feminino aumentou 0,2 por cento. A mesma tendência verificou-se na população jovem, entre os 15 e os 24 anos, com um aumento de 0,8 por cento. Já a curva da população masculina revelou um comportamento oposto, com a população empregada a cair 0,2 por cento.

Ainda assim a taxa de emprego dos homens continua a superar a das mulheres em 7,1 pontos percentuais. A taxa de emprego dos jovens foi de 23,2 por cento.

Já no que toca à população desempregada, a estimativa provisória revela um decréscimo de 0,4 pontos percentuais face a março, o equivalente a 2.500 pessoas.

Entre os jovens o desemprego registou a queda mais acentuada, com menos 1,2 por cento inscritos no Instituto de Emprego e Formação Profissional. Ainda assim a taxa de desemprego jovem ascende a quase 30 por cento.

A taxa de desemprego das mulheres cifrou-se nos 12 por cento, ligeiramente superior aos valores registados para o sexo masculino, de 11,9 por cento.

Face ao período homólogo do ano passado a taxa de desemprego registou uma queda de 0,8 pontos percentuais.
Tópicos
pub