Trabalhadores da Oitante exigem esclarecimentos da administração sobre venda de crédito malparado

por Lusa

A Comissão de Trabalhadores da Oitante vai pedir esclarecimentos à administração da empresa sobre a venda que terá sido feita a um investidor de crédito vencido que pertencia ao Banif, considerando que a informação que têm aponta para um negócio "ruinoso".

Numa nota enviada à Lusa, a Comissão de Trabalhadores da empresa que ficou com ativos do Banif aquando da resolução do banco em dezembro passado refere que teve conhecimento de ter sido firmado um acordo para a alienação a um investidor "de cerca de 426 milhões de euros de créditos vencidos, pelo montante de cerca de 24 milhões de euros, ou seja cerca de 5% do seu valor".

Segundo os trabalhadores, caso se confirme o negócio, este tem um "`haircut` inerente de mais de 94%", o que consideram que será um "negócio ruinoso, altamente lesivo dos interesses da Oitante, dos seus trabalhadores" e até dos contribuintes.

A Comissão de Trabalhadores vai pedir, assim, à administração da Oitante esclarecimentos sobre esta operação na reunião que está agendada para 06 de maio e, a confirmar-se, pedirá mesmo a "imediata suspensão desse negócio, sem necessidade de recurso a outros meios legais".

A sociedade-veículo Oitante foi criada pelo Banco de Portugal, no âmbito da resolução do Banif em dezembro do ano passado, tendo ficado com os ativos que o Santander Totta não quis comprar, nomeadamente crédito malparado e imóveis.

Antes da resolução, já o banco liderado por Jorge Tomé estava a trabalhar na venda de um conjunto de ativos a investidores internacionais, sendo então assessorado pela empresa espanhola N+1.

Com a resolução do Banif, esses ativos ficaram com a Oitante e, de acordo com a informação recolhida pela Lusa, a boutique financeira N+1 continuou a ter mandato para negociar a alienação dessa carteira a investidores internacionais, mas já com a Oitante.

Será parte dessa carteira de crédito que estará a ser agora vendida.

A Lusa questionou o Banco de Portugal sobre este assunto, uma vez que a Oitante está na alçada do regulador e supervisor bancário, mas até ao momento não obteve resposta. Também o Ministério das Finanças não respondeu.

A Oitante tem como presidente Miguel Barbosa, que era o representante do Banco de Portugal na administração do Banif.

 

Tópicos
pub