Valor das pensões afunda-se até 2025

| Economia
Valor das pensões afunda-se até 2025

A ver: Valor das pensões afunda-se até 2025

Foto: Rafael Marchante, Reuters

Contas feitas por especialistas sugerem que, a partir de 2025, as pensões de reforma vão valer menos de metade do último salário auferido. A longo prazo, em 2060, serão pouco mais de um terço. Os dados estão num documento da Comissão Europeia e são destacados na edição deste domingo do jornal Público.

É a população agora ativa que vai sentir os cortes no futuro. Os decréscimos serão muito significativos, quando se compara o valor bruto da pensão de reforma com o último salário.

Os dados do Ageing Report, da Comissão Europeia, mostram que dentro de dez anos já se vai sentir a quebra no valor pensões. Especialistas sobre a matéria adiantam que a partir de 2025 a pensão vai valer menos de metade do último salário. E em 2060 corresponderá a pouco mais de um terço.

O problema radica no drama demográfico que o país atravessa, ou seja, o envelhecimento e consequente redução da população ativa. Razões confirmadas no documento de Bruxelas.

Relacionados:

A informação mais vista

+ Em Foco

O maior campo de refugiados na Europa fica na ilha grega de Lesbos. O campo de Moria alberga quase oito mil pessoas, três vezes mais do que a capacidade instalada. Reportagem RTP.

A receita da venda desta madeira ultrapassará os 15 milhões de euros, que devem ser investidos na nova Mata do Rei.

Toda a informação sobre a União Europeia é agora agregada em conteúdos de serviço público. Notícias para acompanhar diariamente na página RTP Europa.

    Em cada uma destas reportagens ficaremos a conhecer as histórias de pessoas ou de projectos que, por alguma razão, inspiram ou surpreendem.