Valor das pensões afunda-se até 2025

| Economia
Valor das pensões afunda-se até 2025

A ver: Valor das pensões afunda-se até 2025

Foto: Rafael Marchante, Reuters

Contas feitas por especialistas sugerem que, a partir de 2025, as pensões de reforma vão valer menos de metade do último salário auferido. A longo prazo, em 2060, serão pouco mais de um terço. Os dados estão num documento da Comissão Europeia e são destacados na edição deste domingo do jornal Público.

É a população agora ativa que vai sentir os cortes no futuro. Os decréscimos serão muito significativos, quando se compara o valor bruto da pensão de reforma com o último salário.

Os dados do Ageing Report, da Comissão Europeia, mostram que dentro de dez anos já se vai sentir a quebra no valor pensões. Especialistas sobre a matéria adiantam que a partir de 2025 a pensão vai valer menos de metade do último salário. E em 2060 corresponderá a pouco mais de um terço.

O problema radica no drama demográfico que o país atravessa, ou seja, o envelhecimento e consequente redução da população ativa. Razões confirmadas no documento de Bruxelas.

Relacionados:

A informação mais vista

+ Em Foco

A 17 de junho, Portugal começou a assistir ao mais mortífero incêndio de sempre. A paisagem de Pedrógão Grande mantém-se em tons de sépia. Um cenário captado pelo fotojornalista Pedro A. Pina.

    Hotéis de luxo e restaurantes de autor crescem ao lado de quem vive sem água ou luz. A Comporta tem um novo proprietário que quer transformar aquela zona num local para estrangeiros ricos.

    O Parque das Nações vai receber as duas semifinais e a final nos dias 8, 10 e 12 de maio do próximo ano. Já o festival português vai decorrer em Guimarães.

    Natalidade, envelhecimento, turismo, agricultura, emigração, pobreza, saúde, desigualdades. A caminho das autárquicas a Antena 1 fixa o país em 20 retratos.