Volkswagen tinha PowerPoint a explicar manipulação de emissões

por Andreia Martins - RTP
Damir Sagolj - Reuters

A apresentação, preparada há uma década por um alto responsável do grupo automóvel alemão, explicava como recorrer à falsificação de testes de emissões nos Estados Unidos. O documento foi descoberto no âmbito da investigação à Volkswagen, refere o jornal norte-americano The New York Times.

A manipulação de emissões é comprovada numa apresentação em PowerPoint, enviada a vários funcionários da Volkswagen. Explicada ao detalhe. 

Segundo o New York Times, o documento data de 2006 e foi preparado por um responsável de tecnologia da marca alemã. O jornal cita duas pessoas que viram o documento e falaram sob anonimato, quando a investigação à companhia ainda decorre, mas não esclarecem quantas pessoas tinham então conhecimento deste PowerPoint, que circula na empresa há pelo menos uma década.

A Volkswagen admitiu, no ano passado, o uso de um software específico para manipular as emissões em 11 milhões de veículos com motores a diesel, vendidos em todo o mundo. 

Os dois empregados da Volkswagen que comprovam a existência do documento referem ainda que várias pessoas dentro da empresa alemã estavam “conscientes” que os valores de poluição nos modelos visados estavam muito acima do permitido.

Nas reuniões em que os dois funcionários estiveram presentes, altos responsáveis da empresa terão rejeitado em várias ocasiões as propostas para melhorar a eficiência do equipamento de controlo de emissões.
Um escândalo caro 
Com poucas páginas, a apresentação em PowerPoint incluía um gráfico a explicar o processo que testava a poluição emitida por cada viatura e ainda um código que ativava o software de falsificação para reduzir as emissões apenas durante os testes. 

Antes do New York Times, alguns meios de comunicação alemães, nomeadamente o Süddeutsche Zeitung, revelaram pormenores sobre o documento difundido há dez anos. Segundo a lei da privacidade alemã, a identidade do executivo que criou o documento não pode ser revelada. 

Perante estes dados, a Volkswagen não quis prestar qualquer declaração e remete todas as explicações para a investigação em curso. No passado, a companhia garantiu que nenhum membro administrativo tinha conhecimento da falsificação de emissões. 

Desde setembro de 2015 que a alemã Volkswagen está envolvida num escândalo relacionado com fraudes nos testes de emissões. Meses de investigações judiciais e de desgaste que já resultaram numa perda de 6,2 mil milhões de dólares, anunciou há uma semana a empresa.

Desse valor, 18 mil milhões de dólares foram gastos em multas, ações judiciais e recolha de veículos. Só nos Estados Unidos, a Volkswagen prometeu pagar mais de quatro mil euros a cada cliente lesado.  
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