"A União Europeia tem interesse numa relação positiva com o Reino Unido no futuro"

por Rui Sá, João Fernando Ramos

"A União Europeia tem interesse numa relação positiva com o Reino Unido no futuro". A afirmação é de Maria João Rodrigues, que coordena o grupo de trabalho do Parlamento Europeu que prepara a agenda europeia deste pós Brexit.
A Eurodeputada socialista afirma que há problemas que o continente terá que enfrentar em conjunto pelo que será necessário negociar com o Reino Unido ao mesmo tempo que se aposta no reforço da coesão entre os restantes 27 membros.

A saída do Reino Unido da Europa dos 28 dominou por completo o primeiro dia do conselho europeu.´

David Cameron explicou que não quer virar as costas aos vizinhos e amigos de sempre, ouviu pedidos de celeridade e a garantia que o país não terá vida facilitada nas negociações.

Perante tudo isto a questão das sanções a Portugal e Espanha ficou mais uma vez fora da agenda.

Maria João Rodrigues é perentória quando diz que "A Zona Euro tem que mudar a forma de funcionar". Segurança, defesa e gestão da crise dos refugiados têm que ser prioridades "mas não basta".

No Jornal 2 a eurodeputada aponta o dedo à Alemanha, em especial à chanceler Angela Merkel. Numa clara alusão ao superavit alemão afirma que "é preciso ir ao fundo do problema que tem travado o crescimento e a criação de emprego em países como Portugal".
pub