Reportagem

António Guterres presta juramento na sede das Nações Unidas

por RTP

António Guterres prestou esta tarde juramento sobre a Carta das Nações Unidas como novo secretário-geral da ONU. Uma cerimónia em que Portugal esteve representado pelo Presidente Marcelo Rebelo de Sousa e o primeiro-ministro, António Costa.

Mais atualizações

17h49 - Guterres respondeu às questões dos jornalistas no final da cerimónia




17h29 - Veja e ouça aqui o discurso integral de Guterres perante a assembleia-geral da ONU



17h25 - Prioridades

António Guterres identificou as três prioridades estratégicas do seu mandato: trabalho pela paz, apoio ao desenvolvimento sustentável e gestão interna da ONU.


17h17 - Guterres responde a questões dos jornalistas

É a primeira sessão que António Guterres enfrenta de questões dos jornalistas depois de ter prestado juramento como próximo secretário-geral das Nações unidas.


17h14 - Quatro conflitos para Guterres

Na resposta a crises graves como na Síria, Iémen e Sudão do Sul ou disputas longas, como o conflito israelo-palestiniano, são necessárias "mediação, arbitragem e diplomacia criativa".


17h12 - A importância da prevenção

"A prevenção é o que os fundadores das Nações Unidas nos pediram para fazer. É a melhor forma de salvar vidas e de reduzir o sofrimento humano. Onde a prevenção falha, devemos fazer mais para resolver conflitos", sublinhou António Guterres perante o plenário da ONU.


17h10 - "Preparado para me envolver pessoalmente"

Guterres diz-se preparado para se envolver pessoalmente na resolução de conflitos, destacando a necessidade de "fazer mais".

"Estou preparado para me envolver pessoalmente na resolução de conflitos onde isso trouxer um valor acrescentado, reconhecendo o papel de liderança dos Estados-membros".


17h06 - Mandato de cinco anos

António Guterres inicia mandato como 9.º secretário-geral das Nações Unidas a 1 de janeiro de 2017.


17h02 - Discurso contra burocratização da ONU merece aplausos


16h57 - Guterres termina discurso

A assembleia-geral das Nações Unidas aplaude o novo secretário-geral.


16h49 - "Honrado pela confiança em mim depositada"

António Guterres declarou-se "determinado em ser guiado pelos propósitos e princípios" da Carta das Nações Unidas. "Estou muito honrado pela confiança que os Estados-membros depositaram em mim".


16h38 - Guterres já fala à assembleia-geral

António Guterres discursa agora no coração das Nações Unidas, em Nova Iorque.


16h34 - Guterres prestou juramento perante o plenário da ONU

Está cumprida a primeira parte da cerimónia de investidura de António Guterres como novo secretário-geral das Nações Unidas.



16h32 - Guterres presta juramento

António Guterres prepara-se para prestar juramente e dirige-se ao pódio.


16h30 - Marcelo e Costa na sede das Nações Unidas

O Presidente Marcelo Rebelo de Sousa e o primeiro-ministro, António Costa, são chamados na sala da assembleia-geral da ONU a ocuparem um lugar de honra.

16h26 - Ban Ki-moon "incansável"

O presidente da assembleia-geral, Peter Thomson, declara a Ban Ki-moon "profundo agradecimento", destacando o seu legado duradouro e "compromisso com a paz, direitos humanos, justiça e igualdade".

Peter Thomson destacou como os três principais legados de Ban Ki-moon o seu contributo "incansável para chamar a atenção para as consequências catastróficas do aquecimento global", o seu papel na definição da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e a sua luta a favor da igualdade de género e defesa dos direitos das mulheres.


16h22 - "Muito obrigado pelo vosso apoio"

Ban Ki-moon afirmou perante a assembleia-geral das Nações Unidas que "foi uma grande honra trabalhar com todos".



16h14 - Ban Ki-moon já começou a falar à assembleia-geral da ONU

Como estava previsto, antes do juramento de António Guterres, Ban Ki-moon faz agora o seu último discurso perante o plenário das Nações Unidas enquanto líder da organização.

O secretário-geral cessante das Nações Unidas assegurou que a ONU tudo está a fazer para que as próximas gerações vivam em paz.

Ban Ki-moon desejou a António Guterres e a todos os membros da ONU "paz, prosperidade e sucesso".


16h12 - A escolha de Guterres

Amina Mohammed, ministra nigeriana do Ambiente, é vista como a escolha mais do que provável para vice-secretário-geral da ONU.


16h05 - A visão de Guterres


15h29 - A ordem de trabalhos da cerimónia de juramento de Guterres

A sessão na sala da Assembleia-Geral da ONU terá intervenções de diferentes embaixadores, antes de o secretário-geral cessante, Ban Ki-moon, tomar a palavra. O discurso de António Guterres fechará a cerimónia.


15h12 - "Um grande, grande dia para Portugal"

À chegada à sede das Nações Unidas, em Nova Iorque, o Presidente da República não escondeu o orgulho por ver António Guterres a prestar juramento como secretário-geral da organização.


15h06 - Nações Unidas dão conta do juramento de Guterres nas redes sociais




14h47 - Já em Nova Iorque, o primeiro-ministro, António Costa, falou de um dia muito especial.

António Costa antevê grandes desafios para António Guterres, sublinhando porém que "maiores os desafios, maiores se revelam os homens".


A investidura de Guterres como novo líder da ONU decorre na sede das Nações Unidas, em Nova Iorque, a partir das 15h00, perante representantes dos 193 Estados-membros.

António Guterres, 67 anos, com um passado de liderança do PS, ex-primeiro-ministro em Portugal e anterior alto comissário da ONU para os Refugiados, tem pela frente um mandato de cinco anos, que arranca formalmente em a 1 de Janeiro.

Nas vésperas de apresentação do seu programa, os analistas apontavam para a mais do que certa preocupação de António Guterres com a
  • promoção da paz, desarmamento e segurança;
  • combate às alterações climáticas;
  • defesa dos Direitos Humanos e desenvolvimento sustentável;
  • luta contra o terrorismo e extremismos;
  • resolução de emergências humanitárias e de saúde;
  • e o aumento da igualdade de género.

A cerimónia desta segunda-feira é antecedida por uma homenagem ao secretário-geral cessante, Ban Ki-moon, que faz o seu último discurso perante o plenário enquanto líder da organização.