Antonio Tajani eleito presidente do Parlamento Europeu

por RTP
Christian Hartmann - Reuters

O italiano Antonio Tajani foi esta terça-feira eleito Presidente do Parlamento Europeu. Tajani senta-se na bancada do PPE e estava a disputar o lugar com o socialista Gianni Pittella. Conquistou 351 votos contra os 282 de Pitella na derradeira votação, sucedendo assim a Martin Schulz na presidência do hemiciclo europeu.

A vitória de Tajani, 63 anos, foi anunciada pelo ainda presidente, o socialista alemão Martin Schulz, que deixa o cargo que ocupou ao longo dos últimos cinco anos, para voltar à política alemã.

O novo presidente do Parlamento Europeu só foi encontrado ao fim de quatro voltas, tornando-se numa eleição inédita desde a escolha do holandês Pieter Dankert em 1982.

Antonio Tajani conseguiu desde a primeira volta reunir a preferência de mais eurodeputados do que os concorrentes, mas nunca sem atingir a necessária maioria absoluta.

Como determinam os regulamentos da assembleia, teve lugar já na noite desta terça-feira uma quarta e última volta, só entre os dois candidatos mais votados. O candidato do PPE confirmou o seu favoritismo.
Vice-presidente de Durão

Antonio Tajani não é novo nos diretórios europeus, tendo sido vice-presidente de Durão Barroso nos dois mandatos do ex-primeiro-ministro português em Bruxelas. Primeiro foi comissário dos Transportes, passando depois a liderar a pasta da Indústria.

Desde 2014 que era um dos vice-presidentes do Parlamento Europeu.Antonio Tajani foi um dos fundadores do partido Forza Italia de Silvio Berlusconi, tendo sido porta-voz no seu primeiro governo.

A direita europeia domina já a Comissão Europeia, através do luxemburguês Jean-Claude Juncker, e o Conselho Europeu, com o polaco Donald Tusk.

Agora que os conservadores assumem também a liderança do hemiciclo, os sociais-democratas poderão reivindicar a presidência do Conselho Europeu. O mandato de Tusk termina em meados de 2017.

c/ Lusa
Tópicos
pub