Apreensões de metanfetaminas na Ásia subiram 60% para 227 milhões de pastilhas

por Lusa

Banguecoque, 08 nov (Lusa) - As apreensões de metanfetaminas em 2012 nas zonas este e sudeste da Ásia totalizaram 227 milhões de pastilhas, mais 60% do que em 2011 e sete vezes mais do que em 2008, revelou hoje um departamento das Nações Unidas.

O relatório da organização internacional Contra a Droga e o Delito (UNODC) destaca que as metanfetaminas são a primeira droga consumida em 13 dos 15 países e territórios estudados e a sua utilização aumentou consideravelmente em países como o Camboja, China, Japão, Laos, Birmânia, Coreia do Sul, Tailândia e Vietname.

"O agravamento da situação tem um efeito dominó nos Governos locais ao colocar em risco o sistema penal e sanitário já que supõe uma ameaça para a segurança das pessoas", disse em comunicado Jeremy Douglas, representante regional do organismo das Nações Unidas.

A maior parte dos laboratórios clandestinos que produzem este tipo de estupefacientes estão localizados na Birmânia, acrescenta o documento ao salientar, também, que as drogas são ainda produzidas na China, malásia, Indonésia ou Filipinas, em região asiática, ou na Austrálias e Nova Zelândia, no Pacífico.

A China com 102 milhões de pastilhas confiscadas e a Tailândia com 95 milhões são os países que maiores apreensões realizaram ao longo de 2012.

Tópicos
pub