Atentado suicida em manifestação pró-curda faz dezenas de mortos

por José Pedro Tavares

EPA

O correspondente da Antena 1 em Ancara descreve uma "manhã sangrenta" junto da principal estação de comboios da capital da Turquia.

O último balanço do ministério turco do Interior fala em pelo menos 30 mortos e mais de 126 feridos, após a dupla explosão no centro de Ancara.

José Pedro Tavares refere que os hospitais continuam a pedir doações de sangue, já que o número de feridos é muito elevado.

O primeiro-ministro turco cancelou a agenda para os próximos três dias e está já reunido com várias forças de segurança para discutir a situação.

As explosões aconteceram num dos locais mais movimentados de Ancara e terão sido provocadas por bombistas suicidas, num local onde sindicatos e vários partidos de esquerda preparavam um protesto pela paz. Uma situação que já não é nova para partidos pró-curdos. No fim de julho, um atentado no leste da Turquia, provocoado por um bombista do exército islâmico, fez mais de 20 mortos.

Este ataque promete agitar a tensão num país que está a três semanas de eleições antecipadas, marcadas para 1 de novembro.
pub