Ativistas protestam em Lobito defendendo `zungueiras` angolanas

por Lusa

Lobito, Angola, 30 abr (Lusa) - Alguns ativistas do Lobito protestaram hoje naquela localidade da província angolana de Benguela contra a "perseguição" às `zungueiras`, mulheres que vendem na rua, tendo cinco destes sido levados pela polícia.

A manifestação, explicou à agência Lusa Avisto Bota, um dos protestantes, foi convocada depois de uma destas vendedoras ter sido atropelada, há dias, quando fugia de fiscais da administração municipal do Lobito, mantendo-se hospitalizada, depois de amputada nos membros inferiores.

"Elas fazem parte da nossa sociedade e com esta manifestação queríamos exigir mais respeito e justiça para estas mulheres, já que os fiscais até chegam a ficar com o negócio [produtos que vendem, de todo o tipo] delas. Infelizmente a polícia acabou por intervir", disse o ativista, um dos cinco que foram levados - na versão dos manifestantes - para a 1.ª Esquadra da Polícia Nacional, no Lobito.

A manifestação não terá sido autorizada pela administração municipal, mas os jovens, cerca de 40, saíram à rua, no centro do Lobito, pelas 13:30 de hoje, com cartazes e frases de protesto.

"Conseguimos fazer a manifestação durante cerca de 30 minutos, até que veio a polícia. Cinco de nós foram levados e estivemos na cadeia, até que nos libertaram pelas 18:30", disse Avisto Bota, garantindo que o problema é "recorrente" no Lobito.

As autoridades angolanas têm vindo a tentar travar a venda informal, de rua, nos últimos meses, uma prática comum no país.

Tópicos
pub