Austrália investiga eventual ataque `jihadista` num hostel de Queensland

por Lusa

Banguecoque, 24 ago (Lusa) -- A polícia da Austrália está a investigar as eventuais ligações `jihadistas` de um cidadão francês que esfaqueou dois britânicos, um dos quais mortalmente, enquanto gritava `Allahu akbar` num hostel do estado de Queensland, noticiam hoje os `media` locais.

Uma mulher de 21 anos morreu e um homem de 30 ficou gravemente ferido na sequência do ataque ocorrido na noite de terça-feira num hostel na cidade de Townsville, em Queensland, no nordeste do país, de acordo com o canal televisivo ABC.

O atacante, um cidadão francês de 29 anos que residia com visto temporário na Austrália há um ano, gritou `Deus é grande` em árabe durante o ataque e posterior detenção, assinalou o subcomissário da polícia de Queensland, Steve Gollschewski.

"Não descartamos qualquer motivação nesta fase, sejam políticas ou criminais (...). Estamos a trabalhar com outras agências para estudar se há indícios de extremismo ou radicalismo no atacante", disse em conferência de imprensa.

Segundo as autoridades, o agressor atuou sozinho e não lhe são conhecidas ligações a cidadãos locais.

A Austrália elevou o alerta de terrorismo para "alto" em setembro de 2014 e desde então tem vindo a evitar vários ataques planeados por `jihadistas`.

As autoridades estimam em aproximadamente 200 o número de australianos que apoia ativamente o Estado Islâmico na Austrália, a somar a outros 110 envolvidos como combatentes nas fileiras do grupo extremista no Médio Oriente, dos quais quase meia centena morreu no terreno.

Tópicos
pub