Austrália manterá relação forte com EUA após vitória de Trump - PM

por Lusa

Sydney, 09 nov (Lusa) - O primeiro-ministro australiano, Malcolm Turnbull, assegurou hoje que manterá uma forte relação com os Estados Unidos, após a vitória do republicano Donald Trump nas eleições presidenciais norte-americanas.

"Os interesses nacionais são tão grandes que as nossas relações continuarão a ser fortes. Os norte-americanos compreendem que não têm um aliado mais forte nem um melhor amigo do que a Austrália", disse Turnbull aos jornalistas, em Camberra, segundo a cadeia ABC.

O primeiro-ministro australiano prometeu que o seu Governo "continuará a trabalhar com os [seus] amigos nos Estados Unidos, através da administração de Trump", como fez com a de Obama e como fez sempre".

A Austrália e os EUA têm fortes laços históricos em matéria de defesa, serviços de informação e segurança, e mantêm posições próximas em assuntos difíceis como as disputas territoriais no mar da China Meridional.

O candidato republicano à Presidência dos Estados Unidos, Donald Trump, venceu as eleições, derrotando, contra o que previam as sondagens, a adversária democrata, Hillary Clinton.

No discurso de vitória, Donald Trump garantiu que será o Presidente de todos os americanos e que é hora de os norte-americanos curarem as feridas da divisão e se juntarem "como um povo unido".

Tópicos
pub