Áustria reforça controlo nas autoestradas e penas por tráfico de pessoas

por Lusa

Viena, 31 ago (Lusa) -- A Áustria anunciou hoje um agravamento das penas por tráfico de pessoas e um reforço do controlo nas autoestradas perto da fronteira com a Hungria, depois da descoberta na semana passada de uma camioneta com 71 migrantes mortos.

Os controlos de tráfego nas autoestradas iniciaram-se no domingo no estado de Burgenland (leste) e estão a ser realizados em coordenação com as autoridades da Hungria, Eslováquia e Alemanha.

"O alvo são os grupos de traficantes de migrantes. Os controlos são exercidos pela polícia de trânsito e as forças de segurança. Não é um controlo fronteiriço no sentido clássico, mantemos todos os compromissos da zona Schengen", disse a ministra do Interior, Johanna Mikl-Leitner, em conferência de imprensa.

A polícia está a mandar parar e a inspecionar todos os camiões e camionetas, segundo um porta-voz da polícia.

Segundo os `media` austríacos, os controlos provocaram hoje de manhã uma fila de 30 quilómetros na autoestrada que liga Budapeste a Viena.

Pouco depois do início da operação, cerca das 18:30 (19:30 em Lisboa) de domingo, a polícia descobriu 12 migrantes, três deles crianças, dentro de uma furgoneta com matrícula francesa. O condutor, cuja nacionalidade não foi divulgada, foi detido.

A ministra disse ainda que o Governo está a trabalhar numa alteração à legislação "para aumentar as penas contra as organizações de tráfico de seres humanos", sem no entanto adiantar pormenores.

As medidas hoje anunciadas surgem na sequência da descoberta, na quinta-feira passada, de uma camioneta abandonada com 71 cadáveres de refugiados, na maioria sírios, entre os quais os de quatro crianças.

"Na quinta-feira pudemos ver como estas máfias de tráfico de pessoas não têm escrúpulos", frisou a ministra.

Muitos dos migrantes detetados na Áustria atravessam, por vezes a pé, quatro ou cinco países até chegarem à Hungria, membro da União Europeia (UE) e do espaço de livre circulação Schengen, onde traficantes de pessoas os transportam - em camiões sobrelotados, sem água nem alimentos -- para países europeus mais ricos.

Cerca de 140.000 migrantes entraram desde o início do ano na Hungria através da fronteira com a Sérvia, segundo números oficiais. Entre sexta-feira e domingo, quando foi concluída a construção de uma vedação de cerca de 200 quilómetros ao longo da fronteira, 8.792 migrantes cruzaram-na.

Na Áustria, também desde o início de 2015, a polícia do estado da Alta Áustria (norte) deteve 93 traficantes de pessoas que transportavam 1.630 migrantes.

Tópicos
pub