Brasil revoga sanções ao Irão

por Lusa

São Paulo, Brasil, 12 fev (Lusa) - O Brasil revogou hoje o regime de sanções aprovado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2012 contra o Irão, de acordo com informação publicada no Diário Oficial da União.

A decisão aconteceu depois de a Agência Internacional de Energia Atómica (IAEA) ter confirmado, em janeiro, que o Irão cumpriu as exigências do acordo nuclear assinado com seis potências mundiais em julho.

O Governo brasileiro explicou que o levantamento das sanções levou em consideração a decisão do Conselho de Segurança das Nações Unidas, que endossou o Plano de Ação Conjunto Abrangente sobre o programa nuclear iraniano.

Os Estados Unidos e a União Europeia já haviam eliminado as barreiras impostas a esse país.

Além de revogar as sanções, o Brasil pretende estabelecer novas parcerias comerciais com o Irão, que já manifestou interesse em desenvolver projetos nas áreas de tecnologia e indústria.

O fim das sanções ao Irão tem tido impacto na economia global. Desde que voltou a ser comercializado no mercado Internacional, o petróleo iraniano estimulou a queda dos preços desta mercadoria.

Na quinta-feira, o barril de petróleo Brent foi comercializado a 30,65 dólares (27,26 euros).

pub