Casos de violência terrorista multiplicaram-se na Europa

por Ricardo Alexandre, Pedro Pessoa

No final do ano passado, os atentados de Paris causaram 130 mortos com as rajadas de tiros e explosões em vários locais. Em 22 de Março de 2016, o terrorismo chegou ao coração da Europa, Bruxelas.

No aeroporto de Zaventen na estação de metro de Maalbeek, quase à porta das instituições europeias, morreram 35 pessoas, mais os terroristas suicidas.

Em 15 de Julho de 2016, Nice, França: um camião desenfreado atirou-se sobre a multidão que celebrava o Dia de França, a tomada da Bastilha.

O atentado cometido por um homem, um franco-tunisino de 31 anos, identificado como Mohammed Bouhle, fez 84 mortos, centenas de feridos. A França ainda hoje discute o dispositivo de segurança que havia no local e facilidade com que o camião frigorífico circulou até se atirar para cima das pessoas.

Em 18 de Julho de 2016, no início desta semana, um jovem de 17 anos entrou num comboio, na Alemanha, na segunda-feira à noite, e atacou várias pessoas com um machado e uma faca. Acabou por ser abatido pela polícia.

O ataque fez três feridos graves, um ferido ligeiro e 14 pessoas em estado de choque.

O jovem atacante morto, 17 anos, vivia em Ochsenfurt, perto de Wurzburgo, no Sul da Alemanha. Tinha chegado do Afeganistão há pouco tempo, sem a família.

pub