Centenas de balões de ar quente invadem céu francês

por RTP
Eric Thayer - Reuters

A base aérea de Chambley-Bussières, em França, foi o ponto de descolagem para 433 balões de ar quente. As cores e as formas pintaram o céu e conseguiram fixar uma marca mundial.

Quatrocentos e trinta e três balões de ar quente que sobem ao céu ao mesmo tempo. Este é o novo recorde mundial alcançado em França.

Amantes da modalidade vindos de mais de 40 países juntaram-se na base aérea de Chambley-Bussières para pôr os seus balões a voar. O evento conseguiu bater o recorde de 391 balões, atingido em 2013.



“Foi escrita uma nova página na história do balão”, disse Philippe Buron-Pilatre, organizador do encontro internacional Lorraine Mondial Air Ballons, à revista Time.

Várias pessoas partilharam vídeos e fotografias do evento com o #LMAB15. Entre os 433 balões participantes as cores e as formas variavam. No céu francês pôde-se ver um balão em forma de castelo e outro com o famoso personagem Obélix.
Os quase 30 anos do encontro fizeram-no “ganhar destaque nos principais eventos internacionais”, lê-se no website oficial.

“É um evento desportivo, cultural e turístico, para o público em geral. É também uma escola para as centenas de voluntários que se juntam à organização”, escrevem os responsáveis.

Philippe Buron-Pilatre explicou que o encontro dos balões tem alguns perigos. A forma como estes são alinhados para a descolagem pode fazer com que batam entre si e rompam os tecidos. Este ano correu tudo bem, o acidente só aconteceu duas vezes desde 1989.
Tópicos
pub