Central nuclear sueca esteve entupida por alforrecas

por RTP
Mikael Fritzon, Reuters

O reactor 3 da central de Oskarshamns, na costa do Báltico, está paralisado há cinco dias devido a uma invasão de alforrecas, que entupiram as tubagens de arrefecimento do reactor. Os responsáveis das operações de limpeza anunciaram ontem que a central está em condições de retomar o funcionamento.

Segundo disse um porta voz da central, interpelado pelo diário norte-americano New York Times, já em 2005 sucedera uma crise semelhante. Também então o funcionamento da central foi suspenso, como medida cautelar. E regularmente, sempre que chega o Outono, tem sido necessário proceder a uma limpeza das alforrecas que se acumulam nos tubos de arrefecimento.

Uma investigadora do Instituto Sueco para o Meio Ambiente, Lene Moller, explica a recorrência do problema porque "baixa a concentração de oxigénio, desaparecem os peixes e elas [as alforrecas] ocupam o ecosistema".

E, com efeito, foi grande a quantidade de alforrecas que entupiu os tubos de arrefecimento da central nuclear: os operários que trabalharam na limpeza das instalações durante estes cinco dias declararam ter retirado várias toneladas de alforrecas.
Tópicos
pub