CIA colhe críticas ao lembrar no Twitter a execução de Bin Laden

por Cristina Sambado - RTP
Beawiharta Beawiharta - Reuters

Há cinco anos o Presidente norte-americano anunciava ao mundo que Osama bin Laden, o homem mais procurado pelos Estados Unidos, tinha sido abatido durante um raid de forças especiais em Abbottabad, no Paquistão. No domingo, para marcar o aniversário, a CIA publicou uma série de tweets a reviver a operação. As críticas não tardaram.

Bin Laden foi abatido a tiro na casa onde vivia há vários meses e o seu corpo, segundo a versão oficial, foi atirado ao mar durante o voo de regresso dos seals envolvidos na operação de Abbottabad.

A morte de Bin Laden marcou a vingança dos Estados Unidos contra a Al Qaeda, a organização que reivindicou os atentados de 11 de Setembro de 2001, que mataram quase três mil pessoas em Nova Iorque e Washington.

A CIA já tinha anunciado, na sua página da internet, que iria relatar, como se do próprio dia se tratasse, a operação que terminou com a morte do líder da Al Qaeda. E assim, às 18h22 de Washington, a agência publicou o primeiro tweet.
Ao longo do dia a cronologia do dia 1 de maio de 2011 foi sendo publicado pela CIA na rede social com a hashtag #UBLraide.

Um dos tweets mostra uma imagem de Barack Obama, do vice-presidente Joe Biden, da secretária de Estado Hillary Clinton e do secretário de Estado da Defesa, Robert Gates, enquanto aguardavam pela confirmação da morte de Osama bin Laden.
No entanto, nem todos os seguidores da agência norte-americana no Twitter acharam de bom gosto a ideia da CIA. E foram vários os tweets que acusaram a CIA de fazer uma operação de mau gosto.
Tópicos
pub