Coreia do Norte condena sul-coreano naturalizado americano a dez anos de trabalhos forçados

por Lusa

O Supremo Tribunal da Coreia do Norte condenou hoje o sul-coreano com nacionalidade norte-americana Kim Dong-chul a dez anos de trabalhos forçados por subversão e atividades de espionagem, informou a agência oficial chinesa Xinhua.

O anúncio surge numa altura de particular tensão na península coreana, na sequência da pena de 15 anos de trabalhos forçados a que foi condenado, no mês passado, o estudante norte-americano Otto Warmbier, pelo furto de um cartaz de propaganda de um hotel em Pyongyang.

Kim Dong-chul, de 62 anos, que se naturalizou norte-americano em 1987, foi detido em outubro do ano passado por suspeita de espionagem.

No mês passado, Kim Dong-chul apareceu diante das câmaras na capital da Coreia do Norte, altura em que admitiu ter furtado segredos militares e pediu clemência numa cuidadosamente orquestrada "confissão".

Em janeiro, Kim afirmou estar a viver há 15 anos na China, perto da fronteira com a Coreia do Norte, e que se deslocava regularmente a Rason -- uma zona económica especial da Coreia do Norte.

Segundo os `media` estatais da Coreia do Norte foi detido em Rason quando recebia uma `pen` que continha segredos militares e relacionados com o nuclear da sua fonte.

Tópicos
pub