Desastre ferroviário em Nova Jérsia: o que já se sabe do acidente

por Christopher Marques - RTP
O embate foi de tal forma violento que parte do comboio se levantou, derrubando o próprio teto da estação de Hoboken. Carlo Allegri - Reuters

Um comboio suburbano colidiu com a estação de Hoboken em Nova Jérsia. O comboio não parou, tendo derrubado as barreiras de segurança e entrado no terminal antes de chocar contra um muro. O acidente ocorreu às 8h45 locais (13h45 em Lisboa), precisamente em hora de ponta.

O embate foi de tal forma violento que parte do comboio se levantou, derrubando o próprio teto da estação de Hoboken.

As autoridades norte-americanas confirmam a morte de pelo menos uma pessoa e contabilizam ainda 108 feridos. Um deles é o maquinista, encontrando-se o mesmo “gravemente ferido”, revelou o governador de Nova Jérsia.
António Mateus, João Caldeirinha - RTP
Apesar dos ferimentos, o governador Chris Christie indicou em conferência de imprensa que o maquinista está a colaborar nas investigações que deverão permitir descobrir as causas do acidente.

O governador de Nova Jérsia confirmou já que o comboio entrou a “alta velocidade” na estação de Hoboken, tendo derrubado todas as barreiras até colidir contra um muro já dentro do terminal.

Não foram ainda apresentadas eventuais causas para este acidente, tendo sido já excluída a hipótese de tratar-se de um ataque terrorista.

As autoridades tentam sobretudo perceber porque é que o comboio não travou ao aproximar-se do fim da linha - uma informação que tinha já sido avançada por vários passageiros.



O acidente ocorreu na estação de Hoboken, uma das mais movimentadas da área metropolitana de Nova Iorque. Esta localidade fica à frente de Manhattan, mas do lado oposto do Rio Hudson. Seguiam a bordo 250 pessoas.

A Secretaria de Estado das Comunidades não tem informação de que haja portugueses entre as vítimas deste acidente.
Outro acidente ocorreu em 2011
A National Transportation Safety Board (NTSB), responsável pela investigação deste tipo de ocorrências nos Estados Unidos, anunciou já a abertura de um inquérito, tendo recordado que outro acidente ocorreu nesta mesma estação em 2011.

Na altura, um comboio suburbano também derrubou as barreiras de segurança, tendo o acidente provocado cerca de trinta feridos ligeiros. As semelhanças entre as duas ocorrências serão analisadas pela investigação.

As autoridades estarão também atentas ao papel que poderia ter desempenhado a existência de um sistema automático de travagem. Este comboio não estava equipado com o sistema.

Este novo acidente volta a motivar dúvidas quanto à segurança da rede ferroviária norte-americana e à falta de investimento no setor.

O último acidente ferroviário grave nos Estados Unidos ocorreu em maio de 2015, quando um comboio da Amtrak descarrilou em Filadélfia. O veículo fazia a ligação entre Washington e Nova Iorque, tendo o acidente provocado oito mortos e 200 feridos.

Em dezembro de 2013, em Nova Iorque, um acidente envolvendo um comboio suburbano no Bronx provocou quatro mortos e 67 feridos.

A pior catástrofe ferroviária dos Estados Unidos ocorreu em outubro de 1972. A colisão entre dois comboios suburbanos em Chicago provocou 45 mortos e mais de 330 feridos.
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