Dois Minutos e Alguns Segundos

por João Fernando Ramos

Converter o computador lá de casa num serviço próprio de armazenamento de dados, com uma nuvem pessoal. Esta é a primeira das sugestões de João Costa desta segunda feira na sua rubrica no Jornal 2.
Em "Dois Minutos e Alguns Segundos" há ainda tempo para lhe dar a conhecer uma trela para passear o seu cão enquanto anda de bicicleta ou a mais inteligente das cordas de saltar. Formas de mostrar como a tecnologia não para de entrar nas nossas vidas.

Ficheiros sempre à mão numa nuvem construída à medida

(www.basefolder.com)

Converter o computador lá de casa num serviço próprio de armazenamento de dados, com uma nuvem pessoal.
O armazenamento de dados evoluiu significativamente ao longo do tempo. Ainda se lembra das disquetes? Ou até dos CDs/DVDs que também estão a desaparecer, ou ainda das unidades USB e cartões de memória, que deverão ter um percurso idêntico. Atualmente, a solução Cloud Storage permite armazenar a informação de modo a que seja acedida a partir de qualquer lugar ou dispositivo, é uma prática cada vez mais comum, principalmente pela popularidade de serviços como Dropbox, Google Drive, SkyDrive entre outros.
O BaseFolder poderá ser uma alternativa à solução de nuvem, com uma abordagem diferente na prestação deste tipo se serviço. Não tem limite de espaço (melhor dizendo, tem a capacidade disponível do disco local do computador) e completamente seguro e privado. Está disponível para sistemas Windows ou Mac, assim como para os dispositivos móveis Android e IOS.
Este serviço permite converter o computador de casa, no seu próprio serviço de armazenamento, numa nuvem pessoal. Com ele, os seus ficheiros, fotografias, músicas ou vídeos, estarão ao alcance. Mesmo quando o computador de casa estiver desligado, também é possível dar ordem de transferência de ficheiros, porque ele retomará a entrega automaticamente, quando o computador se ligar novamente.
Em www.basefolder.com encontrará as versões disponíveis para os seus sistemas. Se este for um tema de seu interesse, dê também um salto aqui: www.mountainduck.io.



Trela para bicicleta

(www.petego.com)

A Cycleash é o acessório para prender o cão à bicicleta e que permite andar juntamente com o seu cão.
Esta trela posiciona o cão ao lado da bicicleta sem que seja atropelado pela própria bicicleta.
Absorve os puxões dados pelo cão, através do cabo elástico, para nunca perder a estabilidade e equilíbrio. É indicado para cães com mais de nove kilos e mais de um ano de idade.
Disponível por 58 dólares


Corda de saltar inteligente

(www.smartrope.tangramfactory.com)

A tecnologia não pára de evoluir e entrar nas nossas vidas, principalmente quando se trata de desporto. Atualmente, a maioria das atividades físicas poderão ser monitorizadas através de dispositivos inteligentes. É o exemplo desta corda de saltar, que projeta no ar o número de saltos com LED's incorporados e que comunicam com o smartphone.
E ainda dá recomendações sobre o momento certo para descansar, calcular as calorias gastas em função do índice de massa corporal do utilizador.
Disponível por 90 dólares.
pub