Dois Minutos e Alguns Segundos

por João Fernando Ramos, Rui Sá

Fazer pizzas sem um forno convencional, um conjunto de auriculares que traduzem em simultâneo qualquer conversa ou como transformar o seu velho computador, numa máquina topo de gama através de um aluguer na nuvem.
No Jornal 2, Em Dois Minutos e Alguns Segundos, João Costa mostra novidades e curiosidades tecnológicas com o potencial para transformar o quotidiano.

Computador na nuvem

Com Paperspace poderá abdicar de comprar hardware novo e caro. São computadores de alto desempenho e acessíveis através do browser.

Uma startup de Nova Iorque, apoiada pela Y Combinator, obtiveram o capital necessário para mudar a forma como as pessoas usam o computador. O objectivo é acabar com os transtornos provocados pelos computadores lentos e problemáticos. Alguns deles, em poucos anos, tornam-se obsoletos e deixam de fazer face às necessidades exigidas, seja no trabalho ou em casa.

Poderá ser uma alternativa à compra de um PC novo, a Paperspace fornece acesso a desktops baseados em assinatura que poderão ser acedidos a partir de qualquer lugar, em qualquer dispositivo. É o primeiro desktop virtual acelerado por GPU (Unidade de Processamento Gráfico) especializado em processar gráficos em computadores pessoais ou estações de trabalho, proporcionando um desempenho muito parecido ao nativo, directamente num navegador web.

15 dólares por mês é a assinatura mais barata. Já a de 25 dólares oferece 8 GB de RAM, 512 MB GPU, 100 GB SSD e Windows incluído, este serviço exige uma conexão de internet de pelo menos 15 Mbps.

Em www.paperspace.io poderá encontrar computadores em modo nuvem, e provavelmente mais económicos do que os computadores físicos. Workspaces Amazon, Citrix e VMWare são os concorrentes directos.

Cozinhar pizza sem forno

Pizzacraft é uma empresa especialista em utensílios para pizzas, desenvolveu uma espécie de forno para usar, por exemplo, na boca de gás do fogão, ou até no churrasco.

Os fornos convencionais não atingem as temperaturas ideais para confecionar pizzas, de modo a ficarem macias e crocantes. O Stovetop Pizza Oven, além da poupança de energia, resolve este dilema, porque consegue atingir 315°C, através de duas pedras de cordierite, um mineral conhecido pela sua capacidade de lidar com temperaturas extremas.

Outra grande vantagem - consegue confecionar uma pizza em apenas seis minutos.
Disponível por 179,99 dólares em www.pizzacraft.com.

Auriculares com tradução em tempo real

Dispositivo traduz de forma instantânea conversas em vários idiomas. Promete ser capaz de fazer duas pessoas que falem línguas diferentes conversarem sem dificuldade.

Mymanu CLIK %u2122, foi alvo de uma campanha de crowdfunding, onde obteve o financiamento necessário para dar início à sua comercialização - Trata-se de uma empresa com base no Reino Unido, e está pronta para revolucionar a forma como nos comunicamos.

Este auricular sem fio, permite interagir localmente, ou seja, uma pessoa próxima da outra, ou à distância.

Usa o bluetooh para comunicar com o smartphone (Android ou iOS), assim como, um sensor de toque para iniciar uma tradução. Permite tradução em 37 línguas.
Também poderá ser usado como uns phones tradicionais para ouvir música
Disponível por 155 libras em www.mymanu.com.
pub