Donald Trump critica "clube" das Nações Unidas no Twitter

por RTP
Carlos Barria - Reuters

O Presidente eleito dos Estados Unidos criticou as Nações Unidas após a resolução que exige o fim da construção de colonatos na Cisjordânia e em Jerusalém, viabilizada pela administração Obama.

Na rede social Twitter, Donald Trump considerou na segunda-feira que a ONU tem um “enorme potencial”, mas que não passa de um "clube" onde as pessoas se encontram, conversam e “passam um bom tempo”.


Sem fazer referência direta à recente votação sobre Israel, este comentário surge na sequência da aprovação pelo Conselho de Segurança da ONU de uma resolução contra a construção de novos colonatos sob as ordens de Benjamin Netanyahu.
 
Na votação da semana passada, os Estados Unidos abstiveram-se na votação, deixando passar a moção. Uma decisão inédita e que marca a primeira decisão de Washington contra os colonatos israelitas em mais de três décadas.

No entanto, Donald Trump defendia o veto por parte de Washington. Num tweet ainda anterior à votação, o Presidente eleito prometia: “As coisas vão ser diferentes a partir de 20 de janeiro”, o dia da tomada de posse.  
 
pub