Duplo atentado na Nigéria fez dezenas de mortos

por Graça Andrade Ramos - RTP
Mulheres deslocadas pela violência que se vive no estado nigeriano de Adamwa desde 2009. Reuters

Pelo menos 30 pessoas morreram e dezenas de outras ficaram feridas em dois atentados suicidas realizados por raparigas adolescentes num mercado de Madagali, no nordeste da Nigéria. A ação terrorista está a ser atribuída ao grupo extremista islâmico Boko Haram, que pretende estabelecer na região um Estado regulado pela sharia.

O mercado é um dos mais frequentados de Madagali, uma cidade do estado de Adamawa. "as duas kamikazes fingiram ser clientes e depois acionaram cintos de explosivos, uma na seção do mercado onde se vendem alimentos e outra perto das bancas de vestuário", declarou o representante municipal de Madagali, Yusuf Muhammad.

"As explosões foram acionadas sucessivamente cerca das 09h30", explicou à Agência France Press um vendedor do mercado, Habu Ahmad. "Havia cadáveres e pessoas feridas por todo o lado, num banho de sangue", explicou ao telefone.

As autoridades referem que 57 pessoas ficaram feridas.

O processo utilizado aponta para o Boko Haram, apesar dos atentados não terem sido imediatamente revindicados. O grupo utiliza frequentemente raparigas ou jovens mulheres como kamikazes, sobretudo desde o rapto de centenas de adolescentes em Chibok, em abril de 2014.
"Sob controle"
Madagali, perto da entrada da floresta de Sambisa, que serve de base de operações a das fações do grupo islamita, é frequentemente alvo de ataques do Boko Haram, tendo sido mesmo um dos seus bastiões. Foi conquistada em agosto de 2014 pelo Boko Haram. Em setembro, uma tentativa de reconquista do exército levou à debandada da população.

Em 2015 a cidade foi retomada pelas forças armadas mas não regressou à paz. Registaram-se três grandes atentados atentados desde então.

Há um ano, duas mulheres suicidas fizeram-se explodir na estação de autocarros, perto do local atingido esta manhã. Em junho passado militantes do Boko Haram abriram fogo sobre um funeral, matando 18 pessoas.

O duplo atentado desta manha é mais um revés para o Presidente Muhammadu Buhari, que ainda esta quarta-feira, na cimeira da segurança em Dakar, garantiu que a situação estava "sob controle". O exercito "está agora na floresta de Sambisa e no que diz respeito ao Boko Haram na região do lago Chad, penso que estão 'acabados'", afirmou orgulhosamente.

O fim da época das chuvas pode ajudar a explicar o regresso dos ataques na região, apesar dos bombardeamentos do exército do reduto dos islamitas na floresta de Sambisa.

O Boko Haram começou por ser uma seita salafista extremista mas transformou-se em movimento jiadista, armado, após a morte do seu fundador, Mohmmed Yusuf. Desde 2009 provocou 20.000 mortos e 2,6 milhões de deslocados no nordeste da Nigéria.
pub